Jump to content

O que vocês aprenderam sobre física com o KSP?


Recommended Posts

Criei esse tópico não como uma simples descontração, mas sim como uma pesquisa cientifica, Pois vou fazer um artigo para faculdade que deve ser publicado em uma revista cientifica seria, e queria suas experiencias sobre física  com o KSP oque vocês aprenderam no jogo, como ele despertou a vontade de aprender em voçês.

OBS: O tema do artigo é. Como ensinar Física usando o jogo Kerbal Space Program.

E sim eu sei que já existe uma iniciativa dessa porem somente fora do brasil, eu quero trazer essa ideia para dentro da nossa nação.

OBS²: O curso que faço é de licenciatura em física na IFPR de Telemaco Borba, só para fins de curiosidade.

Link to comment
Share on other sites

Basicamente foi o contrário, tudo que aprendi em físcia e estou aprendendo estou vendo no KSP, estou cursando Bacharel em Eng.Civil e temos uma cadeia de físcia também e o que mais nota-se em KSP em relação a física é a questão do atrito com os fluídos, a questão da dinâmica entre os corpos, as leis de newton e a física moderna de um jeito bem simplificado. Enfim, acho que o KSP é um excelente simulador da física aplicada em missões e eventos espaciais.

Link to comment
Share on other sites

Eu só descobri que estava esperando muito tempo pra alguém fazer a pergunta agora que ela foi feita.
Até vim pro meu pc só pra poder responder melhor, e achei a sua iniciativa muito boa.

Primeiramente, a maioria poraqui já sabe que sou estudante de engenharia, então não posso dizer como o KSP me ensinou alguma coisa sobre física, mas vai além disso.
O que eu gosto sobre o KSP é a capacidade que ele tem de permitir que qualquer um desenvolva um foguete e veja como as diferentes configurações afetam a sua performance, além de realizar diversas manobras e ver em tempo real os resultados de cada uma delas.
O fato de você poder diretamente realizar uma missão de diversas maneiras possíveis e ver o quanto isso pode afetar a sua eficiência e o quão drásticas podem ser as consequências das falhas fazem com que nós realmente entendamos o quão complicado isso realmente é na vida real.
Apesar de simplificar bastante a grande parte dos sistemas que compõe um foguete, ele ainda nos deixa com os problemas mais clássicos de design, principalmente os de Delta-V e TWR.
Na parte da simulação da física, eu posso dizer que o KSP é bem mais convincente que qualquer outro jogo relacionado a "espaço" que eu ja ví, a aproximação de esferas de influência é incrivelmente boa, a pesar de não levar em conta pontos de Lagrange e ter uma precisão reduzida em sistemas com vários corpos com massa considerável. Em sistemas como Kerbin-Mün-Minmus a aproximação é basicamente o que você esperaria de qualquer jogo sério que implementa dinâmicas orbitais. Ir além disso torna-se de certa forma irrisório (o que não parece ter impedido meu colega eggrobin de implementar física de N corpos).

Dito isso, não acredito que o KSP, na versão atual, irá ensinar muito por si só, mas seria uma excelente ferramenta para a experimentação e aplicação de conceitos ensinados previamente em aula ou através de pesquisas.

Faça o seguinte, monte um formulário no google forms que eu apresentarei sua pesquisa no meu próximo vídeo de notícias pra conseguir que mais pessoas respondam ele :)

Link to comment
Share on other sites

Sobre Física... não aprendi muito com o KSP, aprendi mais jogando Orbiter alguns anos atrás...
Agora, eu aprendi muito mesmo foi sobre a história da exploração espacial. Eu conhecia, mas não em detalhes. E foi td pesquisando sobre as especificações das diversas espaçonaves, enquanto eu as recriava no KSP...
 

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...