Jump to content

Tópico de discussão geral


tetryds

Recommended Posts

On 6/1/2017 at 6:12 PM, Heimder said:

O tiu do tetris pegou mesmo birra de KSP  :P

Como em todo relacionamento, quanto mais tempo você passa com alguém, mais começa a notar suas falhas e defeitos.

No caso eu tenho horas mais que suficientes pra ter birra do KSP com fundamentos, ainda mais depois que comecei a estudar sobre game design.

Todos sabemos que o jogo hoje é fruto de um crash course de features que "pareciam legais" e foram sendo escolhidas em alguma reuinão após cada versão nova era lançada, sem qualquer tipo de análise do projeto como um todo nem planejamento e visão do projeto a longo prazo. Cada desenvolvedor era responsável pelo design da feature que estava desenvolvendo, mal havia comunicação entre eles e cada um fazia o que quisesse do jeito que bem entendesse™.

O jogo ter chegado onde chegou pode ser considerado pura sorte, e o único conceito realmente inovador é a construção de foguetes em si, todas as funcionalidades para além disso são rasas e vazias. O jogo não possui nenhum objetivo e nenhuma mecânica que suporte o cumprimento de missões. Quando você chega em algum lugar é isso, acabou, não tem absolutamente nada pra fazer lá, e quando tem não passa de meia dúzia de botões ou keybinds para apertar e retornar no mesmo instante se possível. Não existem mecânicas de gerenciamento de tempo, que é crítico em um programa espacial. Não existem mecânicas de melhoria e desenvolvimento. Não existem mecânicas de ciência (ciência de verdade, não clicar um botão). Não existem interações significativas dos kerbals com o mundo, nem do próprio foguete.

Sempre será interessante para iniciantes aprender a lançar e voar seus foguetes, e para a maioria das pessoas isso é muito difícil. Para mim também foi interessante, mas a partir do momento em que você aprende a fazer as manobras e cumprir os objetivos o jogo morre completamente, fica para o próprio jogador definir seus objetivos, e o jogo faz questão de não fornecer absolutamente nada que sirva de apoio para a existência de tais objetivos.

Suspeito dizer que uma das principais alavancas que mantém o jogo no mercado são os mods, e é isso, um jogo onde a coisa mais importante que o mantém ativo é algo feito por terceiros, mesmo que essas mecânicas externas não consigam ser profundas o suficiente para substituir as deficiências do jogo. Uma comunidade e mods são coisas importantíssimas, mas sobreviver por conta disso para mim é um fracasso. Jogos bons de verdade conseguem sobreviver andando com as próprias pernas, onde mods adicionam muito mais profundidade às mecânicas já existentes, pegue como exemplo Skyrim.

Mas o que mata a pau mesmo são os bugs, muitos deles persistiram durante anos, com soluções simples e que causavam transtornos enormes, com o tempo se aprende a conviver com eles, mas as atualizações constantes sempre traziam mais bugs do que features.

É por isso que estou animado, espero que o KSP se mantenha na linha de acessibilidade atual, porém com mecânicas e design interessantes e profundos, que prendam o jogador para além de ir até algum lugar "because reasons", forçando-o a definir seus próprios desafios.

Para simplificar meu pensamento, KSP é como um jogo de corrida onde a parte difícil é fazer o carro andar e ir para onde você quer, e a partir do momento em que você aprende a dirigir nota que não há pista.

Edited by tetryds
Link to comment
Share on other sites

Sim, concordo muito contigo Tetryds... hoje em dia eu vejo KSP mais como um jogo didático do que como um jogo voltado para entretenimento, justamente por conta da construção de foguetes o qual agrega muito conhecimento de física (ao menos no pure stock, sem o KER), mas depois que o jogador chega no patamar de conseguir projetar um foguete para pousar em duna e voltar, pouco sobra de aprendizado "novo" e consequentemente de desafio, ao menos na versão stock, talvez melhore com a expansão, talvez não, eu com menos da metade das horas jogadas que você tem já consegui dar uma enjoada boa, digo ainda que tenho mais horas jogadas de Skyrim do que de KSP (embora a maior parte destas horas não esteja computada na minha conta Steam), e mesmo já enjoado de Skyrim, tem vezes ocasionais que ainda me da vontade de pegar para perder uma meia horinha ou fazer uma questline especifica, coisa que dificilmente está me ocorrendo com KSP, por ser sempre mais do mesmo, já estou até deixando de ver videos relacionados... é sempre muito mais do mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda estou com o meu desafio "pessoal":

Ter uma rede de satélites em cada planeta! que se comuniquem entre sí, formando uma enorme rede!... mas em todos os 48 planetas dos mods que tenho aqui! :D

Só consegui fazer em 5 planetas e suas luas! :/

Sempre que avanço.. sai uma nova versão e fico esperando pra ver se saem logo os mods pra nova versão!

Pelo que percebí a 1.3 está muito melhor.. no meu micro pelo menos, ficou com menos travadas de memória!

Tirando isso.. KSP é igual à minecraft... sempre a mesma coisa... porém os mods dão um "tchan" à mais... mas continua sendo a mesma coisa! :D

 

Link to comment
Share on other sites

Mentira, eu que venço >XD....

Tetryds, planeja por alguma trava anti-pirataria bem bolada e criativa no jogo que está desenvolvendo??? Tipo armas atirando galinhas em vez de balas... Sempre curti estar ideias criativas dos desenvolvedores de sacanear quem pega cópia ilegal.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Creio que alguns aqui já pararam de jogar KSP ou jogam só esporadicamente , eu já parei mais vou voltar , pq fiz um esforço instalando mais mods que tinha interesse e agora são compatíveis com a versão 1.2.2 (que é a que eu jogo) e vou compartilhar quais são caso alguém tb tenha interesse.

Na tentativa de me por desafios e tornar ksp interessante novamente instalei uma penka de mods, que tornam o jogo mais parecido com a realidade no quesito dificuldade (sem ser Realism Overhaul), pra início de tudo o suporte de vida Kerbalism, que adiciona risco de morte por vários fatores, a transmissão de ciência é bem lenta e o laboratório só pode transmitir dados de materiais analisados (que também é lento),ele não multiplica ciência como no stock. Pra tornar a evolução na carreira mais coerente instalei SETI Contracts, SETI Rebalance e SETI Unmanned Before Manned, que faz com que no início eu só tenha contratos e peças na arvore de tecnologia relacionados a partes não tripuladas, entre outros pequenos detalhes. Substitui também os contratos stock por Contract GAP ( de aviões), Rovers, Grand Tour, Academy e  Fied Research. Instalei o Research Bodies que faz com que eu tenha que descobrir os planetas antes de poder avistá-los no Tracking Station, juntamente com o CatEye Orbital Telescope com o qual eu devo  fazer tais descobertas. Kerbal Construction Time que adiciona tempo para construir foguetes ou aeronaves (mesmo 1 peça, quanto maior mais irá demorar) e tem toda uma mecânica que permite evoluir para construir mais rápido, e também seus mods recomendados (StageRecovey, KRASH (simulador),ScrapYard e Crew R&R). Dangit que me obriga a fazer manutenção nas peças para prolongar o tempo de vida útil, mas em algum momento é certo que elas irão falhar e torna-se inúteis (em dias ou anos) me fazendo troca-las se possível.  Instalei também KIS e KAS para facilitar as construções fora do KSC, KPBS para bases em outros corpos, o Quodios_Kermans Mine-To-Earn, WorShop e Surface Experimente Pack (que demora de dias a meses pra gerar ciencia) para estimular criar bases. Instalei alguns focando em jogar na visão de 1º pessoa como o Through The Eyes Of A Kerbal, RasterPropMonitor, ProbeControlRoom, ASET (todos eles), VesselViewerContinued, ScanSAT entre vários outros que alteram a gameplay pra melhor e mais realista. Com relação a novas peças/partes foram poucos, sendo o Feline Utility Rovers, Procedural Parts, NRAP, Rausability Expansion, Van's Stock Revamped entre outros. Por último, coloquei também os que alteram o visual do jogo, sendo o melhor pacote o mais leve que já achei e o único me permitiu ter tantos mods e ainda um bom visual rodando acima de 30 fps em média, o Astronomers Visual Pack Interstellar v2 Updated and Repackaged 2.1.

Além desses mods, nas configurações deixo em hard e somando todos as dificuldades acrescentadas fica sussa, bem desafiador, muitas coisas pra se preocupar que me obrigam a fazer planejamentos mais elaborados para evitar falhas, difícil de mais até ( fica tão lento a evolução que fica chato, por isso deixo as recompensas em dinheiro em 150% pra compensar ) .

Obs: jogo a versão 1.2.2, porque a 1.3 ainda não tem suporte de todos os mods citados. Para baixar e instalar tudo isso sem muito trabalho tem que ser via CKAN (mas para garantir compatibilidade com a versão 1.2.2 tem que baixar e instalar manualmente, que foi o que eu fiz).

Lista de mods (via AVC, alguns não aparecem na lista):

Spoiler

KSP: 1.2.2 (Win64) - Unity: 5.4.0p4 - OS: Windows 10  (10.0.0) 64bit
000_AT_Utils - 1.4.2
Toolbar - 1.7.13
B9 Part Switch - 1.7.1
B9 Aerospace Procedural Parts - 0.40
CactEye Telescopes - 1.2.2.11
Chatterer - 0.9.92.1622
CollisionFX - 4.0
Community Category Kit - 1.2
Community Resource Pack - 0.6.6
CommunityTechTree - 3.0.3
Contract Configurator - 1.22.2
Contract Pack: Field Research - 1.2.1
Contract Pack: Giving Aircraft a Purpose - 1.2.9
Contract Pack: Kerbal Academy - 1.1.7
Contract Pack: Grand Tour Contracts - 0.1.10.3
Rover Missions - 0.1.7
CrewRandR - 1.1.0.3
CustomBarnKit - 1.1.12
DangIt - 0.7.12
DestructionEffects - 1.4
DistantObjectEnhancement - 1.8.1
DMagic Orbital Science - 1.3.0.8
Easy Vessel Switch - 1.2
EditorExtensionsRedux - 3.3.12
Ferram Aerospace Research - 0.15.8.1
JSIAdvTransparentPods - 0.1.13
RasterPropMonitor - 0.28
Kerbal Attachment System - 0.6.2
Kerbal Construction Time - 1.3.5
Kerbal Engineer Redux - 1.1.2.8
Kerbal Joint Reinforcement - 3.3.2
Feline Utility Rover - 0.4.1
Stork - 0.2.5
Kerbal Inventory System - 1.4.4
<b><color=#CA7B3C>Kopernicus</color></b> - 1.2.2.9
KRASH - 0.5.22.1
KSP-AVC Plugin - 1.1.6.2
LaunchCountDown - 1.7.8.1586
MagiCore - 1.2.1
Infernal Robots - 2.0.10
Maeneuver Node Evolved - 1.0.2.3
ModularFlightIntegrator - 1.2.4
Docking Port Alignment Indicator - 6.5.2
NearFutureElectrical - 0.8.7
NRAP - 1.5.5.1
Olympic1's Icon Packs - 0.10.3
Kerbal Planetary Base Systems - 1.4.2
PlanetShine - 0.2.5.2
Portrait Stats - 1.0.13
ProbeControlRoom - 1.2.2.4
Procedural Parts - 1.2.8
RealChute - 1.4.1.2
RealPlume - Stock - 0.11.3
ReentryParticleEffect - 1.2.0.1
DeepFreeze Continued... - 0.23.4
ResearchBodies - 1.9.1
SCANsat - 1.1.6.11
ScrapYard - 0.9.4.51
SETI-Contracts - 1.2.2
SETI-Rebalance - 1.2.2.4
TakeCommandContinued - 1.4.8
TextureReplacer - 2.4.13
ThrottleControlledAvionics - 3.4.1
Trajectories - 1.6.6
Alternate Resource Panel - 2.9.1
Transfer Window Planner - 1.6.1
Unmanned before Manned - 1.2.2.1
EVAParachutesAndEjectionSeats - 0.1.13
VenStockRevamp - 1.9.5
VesselViewerContinued - 0.8.4
WASDEditorCameraContinued - 0.6.8.1
OSE Workshop - 1.0.8
[x] Science! - 5.6
 

 

Edited by ThRodrigues
Link to comment
Share on other sites

Bom, vá jogando e conte suas experiencias... alguns destes mods eu já costumava usar direto, como o Fied Research que é uma mão na roda para pegar ciências (e convenhamos, os contratos stock de ciência são chatos e sem sentido) e o ScanSAT... ambos ótimos até para jogo em Stocklike... eu acho o Stage Recovery dispensável na sua lista, sei que um dos mods recomenda o uso dele, porem acho mais desafiador controlar o estágio que deve ser recuperada e pousa-la manualmente do que deixar o mod fazer isto por mim.

Eu recomendo mais dois mods para você, o Color Code Canister que é útil para diferenciar tipos diferentes de tanques de combustíveis  e o Fuel Tank Plus que adiciona tamanhos novos de tanques de combustível, mas tudo stocklike, sem "quebrar" a dificuldade do jogo, mas ajuda a diminuir o numero de partes de foguetes / SSTOs grandes, salvando assim alguns FPS.

Bom, estou ocupado com outros jogos no momento, mas em um futuro quem sabe eu retorno a Kerbal, até por que eu dei um upgrade no meu pc dês da ultima vez que joguei e queria testar os mods de melhoria visual para ver se continuam diminuindo o desempenho como ocorria antes.

 

Edited by Heimder
Link to comment
Share on other sites

Uma combinação que eu gostei muito pra quebrar o clima do jogo padrão é:

  • qualquer mod de suporte vital
  • Kerbal Construction Time (não estava funfando a um bom tempo, mas agora já tem versão dev rodando no 1.3 sem quebrar)
  • Monthly budgets
Link to comment
Share on other sites

Já que é um tópico de discussão geral, então venho discutir algo muito importante...

A ausência de pessoas por aqui, sério, não é por que você não está mais jogando ou por que enjoou que pode deixar os coleguinhas no vácuo... me sinto sozinho ao entrar diariamente e não ter ninguém para responder ;.;

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...