Jump to content

Contos de Kerbol


Lisias

Recommended Posts

Saudações Kerbonáuticas. Tudo bom com vocês? :D 

Nos últimos meses, alguns dos meus savegames acabam inspirando contos curtos de ficção científica. Talvez alguns cheguem à virarem Mission Reports, mas a idéia mesmo é bancar Isaac Asimov e sair publicando um monte de Contos com alguma conexão entre si e que no final se possa colocá-los numa jarra, chacoalhá-la e tirar de lá um "Livro", como as séries do Asimov que falam sobre as 3 Leis da Robótica (que de comum, possuem só as três leis mesmo!).

Phillip K. Dick é outro autor que me apraz, mas… Ainda estou decidindo se esse forum é um lugar adequado para isso.

(Tentei evitar, mas não consegui me conter: Arthur C. Clark and Harry Harrison foram homenagedos.)

Correções e críticas são bem-vindas (até porque viriam de qualquer jeito mesmo se não o fossem!). Espero que estes Contos ajudem à agitar um pouco o Forum em Língua Portuguesa!

NOTA: Por questões logísticas, algumas histórias serão publicadas fora da ordem cronológica. Estou planejando para que isso não atrapalhe a leitura - estes Short Histories esclarecerão detalhes de histórias já publicadas (ou a serem publicadas), ou explicarão o Universo em que as histórias se passam. Percebam que no rodapé de cada post você encontrará 3 links: para a histórica anterior, para o ìndice (top) e apara a posterior. Esses links serão regularmente manutenciados para permitir a leitura na ordem cronológica dos eventos, e não na ordem de postagem.

A Canção dos Kerbonautas

O Ouro de KSC

  1. Tomo 1: (aguardem)
  2. Tomo 2. (aguardem)
  3. Heróis com Pé de Barro - Parte I

A Kavalgada das Valkírias

  1. Tomo 1: Prevalesceremos juntos. Ou juntos pereceremos.
    1. Prólogo
    2. Juntos
    3. Prevalesceremos 
    4. Ou Pereceremos
    5. Epílogo: Somos um único time agora
  2. Tomo 2. (aguardem)

Notas do Autor

Eu venho trabalhando nessas histórias desde o começo do ano, e - óbvio - precisei de notas para manter a coerência entre os Contos. As notas que não criarem spoilers estão disponíveis no meu site, bem como os Contos cujo teor torne sua publicação neste Forum… não recomendada. ;) 

http://ksp.lisias.net/blogs/Tales-from-Kerbol/pt-br/_Notas-do-Autor/

Edited by Lisias
new tale!
Link to comment
Share on other sites

A Kavalgada das Valkírias
Tomo 1
Ato 1

Prólogo

A evacuação da tripulação da Estação Munar foi um sucesso, mas não muito - Kolumbia II ainda estava no raio de ação da onda de choque quando o reator explodiu, desativando ou simplesmente destruindo boa parte dos sensores e instrumentos de navegação.

Mas foram os estilhaços a pior parte. Os motores não explodiram (ainda) com os diversos impactos, o que por si já era um bom sinal. Mas com os sensores inoperantes, o sistema de autodiagnóstico se desligou - algo muito mais preocupante que o seguido auto-desligamento do SAS devido à inoperância e/ou incoerência dos instrumentos.

Valentina manteve o prumo de Kolumbia no muque e no instinto até o fim da queima mais ou menos programada e os motores serem finalmente desligados. E foram mais uns bons minutos de tensão até perceberem que não, não haveria outra explosão.

Foi por muito pouco.

Eu não preciso do SAS para voar, ele é um conforto e não uma necessidade - pensou consigo mesma Valentina - mas preciso de uma nave operacional e de instrumentos confiáveis. E eu não sei se tenho isso agora…. A vida de vinte e três Kerbals, entre socorristas e socorridos, estavam em jogo. E Valentina não enxergava a roleta.

Como estarão Bill e Bob? Eles não receberam muito bem as últimas notícias…

De fato…

William ainda estava consolando Robert, que chorava copiosamente por não ter conseguido estimar corretamente quanto tempo o reator ainda tinha - EU SOU UMA FRAAAAUDE!!!! - quando foi notificado que seu novo e invulnerável DAS (Diagnostic Assessment System) não havia sobrevivido ao evento. Foram necessários Grissom e metade da equipe de Operações para evitar que William demolisse a Engenharia com suas cabeçadas na viga mestra.

Ele quase conseguiu seu prédio novo…, melancolicamente riu consigo mesma. Pilotos estamos acostumados com a responsabilidade e o risco de morte dessa profissão. Sempre que decolamos uma aeronave, temos em nossas mãos as vidas de Kerbals tanto em vôo como em terra. Mas cientistas? Engenheiros? Eles não costumam estar preparados para lidar com fracasso resultando em morte. E são eles quem revivem e remoem em inquéritos, relatórios e comissões a perda de seus colegas e amigos. Por meses…

Espero que estejam bem…, pensou enquanto acionou o InterCom:

__ Gemwin, Val. Relatório de Danos.

__ Ainda em andamento, Komandante.

__ O que você pode me adiantar agora?

__ Só tivemos mesmo aquelas 3 brechas no casco, e nenhuma delas realmente séria. Continuam todas seladas, e não vejo motivos para não permanecerem assim. Os medidores sugerem que pelo menos um dos tanques de oxigênio está com um pequeno vazamento, sem risco para o Suporte à Vida - temos o suficiente para o retorno à Kerbin duas vezes mesmo com o vazamento. Felizmente, a Engenharia exagerou um pouco. Mas…

__ Mas?

__ Ma'am, os tanques de oxigênio ficam no interior da super-estrutura. Se eles foram atingidos, é possível (ou quase impossível que não) que os tanques de combustível também o foram. É certeza que perdemos um dos tanques pequenos de monopropelente, mas o medidor está estável - as válvulas de contenção atuaram perfeitamente, perdemos apenas e unicamente o monopropelente daquele tanque, nem uma unidade à mais!

Preciso ecoar essa informação ao Bill. O DAS não me serviria de nada, se as válvulas deixassem muito monoprolente se esvair! De que me adiantaria uma nave diagnosticada mas ingovernável? - pensou Valentina, enquanto replicava:

__ Já temos uma posição sobre como estão os tanques de combustível?

__ Humm… Bom…

__ Eu não vou gostar da resposta, vou?

__ Ma'am… Não há como determinar. Não temos nenhuma leitura sobre o estado dos tanques de combustível nem de seus dutos. É seguro assumir que as válvulas de contenção atuaram tão bem quanto às do monopropelente, se houve alguma ruptura. Também não estamos deixando um rastro de cristais de gelo pelo caminho, o que é excelente sinal: todo e qualquer vazamento de monopropelente e/ou combustível está contido. Mas…

__ Estou começando a pegar aversão à conjunções adversativas… Desembucha logo, Gemwin.

__ Como já informado previamente, não temos medidores operantes para o combustível e estamos operando manualmente todas as válvulas por precaução. A inércia da nave sugere que se houve alguma perda, ela não foi significativa. Mas…

Preciso ecoar essa informação também. Foi Bob quem teve a idéia de usar a inércia da nave durante as manobras como forma de estimar a massa…. E então explodiu:

__ Pelo Santo Kerbol que nos Ilumina, mais um mas e eu te ejeto escotilha afora!!

__ Ma'am, sem as leituras de pressão nos diversos pontos de medição, não temos como saber onde estão os vazamentos caso existam. Ma'am, monopropelente e combustível não são uma mistura… Desejável… e é seguro assumir que temos algumas boas dezenas de unidades de monopropelente impregnando a super-estrutura - do contrário, teríamos observado cristais de gelo ao redor da nave durante a ruptura daquele tanque. Ma… Hummm… Contudo, a localização do tanque de monopropelente rompido não é a pior possível - dependendo da manobra que fazíamos quando houve a ruptura, esse monopropelente pode ter sido jogado para um local… seguro (se é possível usar esse termo na presente situação). Provavelmente teremos uma ignição durante a reentrada devido ao calor, mas seja lá o que for que explodir nesse momento, naquela posição e naquela fase do vôo, não fará muita falta.

__ Compreendo. Dê continuidade aos procedimentos e mantenha o canal aberto com KSC. Wernher, a equipe de P&D e toda a Engenharia estão de prontidão, e você tem prioridade absoluta nas comunicações.

__ Positivo e Operante. Desligo.

Bom, cada escolha uma renúncia. Quando abrimos mão de EVA para abrir espaço para uma cabine de resgate maior, sabíamos que estávamos fazendo uma aposta arriscada. Essa, nós perdemos - sem EVA, teremos apenas os telescópios e aqueles tais satélites fotográficos para uma inspeção à distância. Precário, para dizer o mínimo…. Valentina ainda estava resmungando consigo mesma quando acionou novamente o InterCom.

__ Surlof, Val.

__ Surlof na escuta, Komandante.

__ Como estamos de eletricidade e comunicações?

__ Perdemos algumas baterias, mas foram isoladas sem problemas. A APU principal foi avariada, a secundária está aguentando bem e em 1 ou 2 horas a principal voltará à ativa como se fosse nova. Não perdemos nenhuma antena, apenas o Prato saiu um pouco lascado e chamuscado (não será um problema à essa distância de Kerbin). Perdemos alguns processadores da Comunicação, mas a redundância segurou as pontas. Trocarei os processadores de sinal danificados assim que a APU principal estiver operando, por precaução. 

__ Alguma esperança para o SAS e para o DAS?

__ Nenhuma, Komandante. Perda total - em ambos. É inacreditável, Kurphy era um profeta! Deve haver uma ou duas chances em cada.. 3 milhões… disso acontecer. Eu diria que 5 franco-atiradores não conseguiriam acertar tão precisamente e exatamente todos os redundantes necessários para derrubar o SAS e muito menos o DAS! E, aparentemente, sofremos impacto penetrante de apenas 3 detritos…

__ RCS? RW?

__ RCS operacionais e sem reservas. Ouso dizer que foi o subsistema que menos sofreu danos, contra todas as estatísticas. Mas perdemos metade das nossas Reaction Control Wheels.

__ Continue com os procedimentos, mantenha o canal aberto com Kerbin dando prioridade absoluta para Gemwin e me informe sobre qualquer mudança no ato.

__ Ciente. Surlof desligando.

__ Paburry, Val.

__ Paburry aqui.

__ Como está a tripulação da Estação?

__ Pálidos de susto, mas é só.

__ Danos?

__ Tivemos uma brecha no casco aqui na cabine de resgate, mas isso foi prontamente resolvido. Os rapazes da Operações da Estação são magníficos, Ma'am, quando Gemwin entrou em contato para avisar do vazamento, este já não existia mais! Mas…

__ Gaaaaaaa… HumHum… Prossiga, Paburry…

__ As portas do compartimento de carga estão inoperantes, provavelmente vítimas do mesmo fragmento que transpassou o casco desta cabine. Não podemos abri-las no momento, de forma que estamos usando os dissipadores auxiliares de calor no seu limite. Mas o que realmente me preocupa é que sem poder abrir as portas, não há chances de acoplarmos à uma eventual nave de resgate nem de ejetarmos a cabine de resgate em caso de emergência…

__ Gemwin?

__ Está priorizando as tarefas, Ma'am. Ela disse que voltará aqui assim que puder, mas pelo olhar que me deu do painel de controle, eu diria que ela não tem muitas esperanças de resolver essa…

__ ….

__ Concordo sem reservas, Komandante. Solicito permanência com os socorridos até a reentrada, minha presença aqui deixa-os sensivelmente mais confiantes.

__ Você é um dos orgulhos deste Programa Espacial, Tenente. Concedido. Desligando.

Sem possibilidades de ejetar a cabine de resgate, eles estarão todos condenados caso seja necessário evacuar a nave. Paburry demonstrou coragem e dedicação além do dever decidindo permanecer com os socorridos enquanto não é necessária na cabine de comando, onde ao menos existe uma esperança.

Se essa Kerbalette não se tornar Komandante em 5 anos, eu sou uma krimata pelada comedora de vermes do mar. Farei uma recomendação formal ao Komodoro tão logo chegue em Kasa. Por Kerbol que me Ilumina, o próximo vôo dela será como Capitã.

E então, ao começar o planejamento para as manobras de captura de Kerbin, lembrou-se do alerta de Gemwin sobre o monopropelente…

__ Surlof?

__ Komandante…

__ Abra um link privado no canal secundário para o Komando Aéreo de Kerbin e roteie com exclusividade para a cabine. Solicite audiência remota com o Komodoro.

Como estarão Bill e Bob?

[prev]—[top]—[next]

Edited by Lisias
links para o encadeamento
Link to comment
Share on other sites

A Kavalgada das Valkírias
Tomo 1
Ato 2

Juntos

KSC, Controle da Missão.

Gene, Jebediah, Mortimer, Linus e até Walter estão reunidos em frente aos monitores, onde as imagens preocupadas de Wernher e Grissom (ocupados demais para deixar fisicamente seus postos, e constantemente interrompidos pos seus colaboradores) iluminam a Mesa Tática Holográfica.

A Adjunto Militar de Suas Majestades Regentes de Kerbin, Tatiana Kerman, acompanha tudo com interesse (sob os olhares curiosos e temerosos de toda a equipe), e do outro lado da mesa, acompanhando o desenrolar dos fatos, seu ajudante Kelby atuando como operador da mesa. Ninguém mais estaria apto ao acesso aos bancos de dados de acesso privilegiado de Kerbin - se a situação exigisse.

Gene: __ E essa é a situação presente, senhores. Precisamos de opções, e precisamos delas agora. Nossas espaçonaves não possuem o luxo de escolher a velocidade com que navegam, nossas janelas de tempo são determinísticas e inegociáveis.

Tatiana: __ Os satélites militares capazes de auxiliar na missão estão disponíveis, mas apenas Kelby têm acesso direto. Não somos autorizados, por motivos óbvios, à revelar quais nem onde exatamente estão tais satélites, e as imagens e telemetria capturados serão disponibilizadas apenas na Mesa, obviamente apenas para seus olhos. Wernher, seu KPA é a única exceção - por favor, atente para quem possa estar ao seu lado ao usá-lo. Toda e qualquer imagem ou informação é absolutamente confidencial, sob pena capital eu lamento informar.

Todos engolem em seco ao lembrar dos termos daquele severíssimo NDA que assinaram antes de terem suas presenças (físicas ou virtuais) aceitas no Controle de Missão. Apenas assinar os termos exigiu uma considerável dose de…

Estes Kerbals têm coragem - ou são completamente estúpidos. Eu não assinaria esse documento nem… Hummm… Talvez por meus filhos, se eu os tivesse., pensou consigo mesma Tatiana. De um jeito ou de outro, eles têm meu respeito e admiração. Poderia ser eu naquela Estação. Estes são uns civis que eu poderia levar comigo em batalha…

__ Kelby, por favor atualize a Mesa. Wernher?

__ Ma'an…

__ Tatiana - interrompeu - Vocês não estão sob meu comando, embora estejam sob minha júdice militar. Não fosse pelas exigências militares para o acesso aos recursos que precisam, nem isso. E sorriu da forma mais doce e amigável que era capaz - ela decidiu que gosta destes estúpidos.

__ O.. Obrigado, Tatiana. A resolução destas imagens é absolutamente incrível, Gene (por favor, mantenha esse acordo de assistência mútua!! Estamos no lucro, eu garanto!). Ainda (e sorriu) não temos um visual claro dos dutos que foram expostos, mas temos visual minimamente aceitável dos destroços que estão ao redor da Kolumbia II e até o momento, aparentam ser apenas pintura do casco externo superior e alguns componentes não estruturais. Não há sinais de névoas de cristais de gelo. Mas aquele vazamento de oxigênio… uh… Um momento.

Werhner cobre a câmera do KPA enquanto houve-se sussurros entre ele e um de seus colaborares.

Cubra a tela, W… Cubra a tela, não a camera…., sorri condescendentemente Tatiana, enquanto troca olhares com Kelby - que prontamente desativa o display daquele KPA ao mesmo tempo que seleciona e aloca 2 militares para acompanhar Wernher e Grissom e auxiliá-los no que for preciso. E responde com um olhar de Eu não disse?.

*Sim, um bocadinhoestúpidos…*

__ Perdão. (retoma Wernher). Ainda estão comigo? O meu display apagou…

__ Sim, Wernher. (Responde Tatiana, enquanto evita os olhares de Kelby). Tivemos um pequeno problema técnico do nosso lado, um técnico militar está à caminho para auxiliá-lo. Grissom, você também, por cautela. Prossiga por favor.

Gene, o único que percebeu a movimentação, não sabe se mata Wernher ou se comete suicídio. É o fim da minha carreira. Santo Kerbol que nos Ilumina, não permita que estraguemos tudo… Temos vinte e três do que Kerbin tem de melhor precisando que executemos centenas e centenas de milhares de tarefas sem cometer um único erro…

Wernher: __ Johnly acaba de me informar. (Bob é um gênio). As informações dos satélites militares ainda não são boas para inspeção técnica, mas permitiram que possamos cronometrar e calcular as acelerações e velocidades angulares durante as manobras da Kolumbia. Pudemos calcular a massa atual da espaçonave com um aceitável grau de confiabilidade. Não perdemos combustível em quantidade relevante.

Wernher sorri sem disfarçar o alívio e o orgulho. E continua:

__ Quanto ao oxigênio… O vazamento é suportável, e com folga. Mas ele gera um minúsculo empuxo que, dada as distâncias envolvidas, torna-se relevante. Valentina precisará fazer várias correções com os RCS' (já que ainda não confiamos nos motores principais para apenas uma ou duas grandes), e eles perderam uma porcentagem significativa de monopropelente. Deve dar, mas ninguém aqui está muito confiante…

Jebediah: __ Ma'… Tatiana, quão boas são as imagens dos satélites? Um vazamento de combustível seria detectável pelos mesmos sensores que detectaram o de o2?

Tatiana: __ À esta distância, o streaming live é inútil e as melhores câmeras de alta-resolução sofreriam motion blur dado o tempo de exposição necessário para capturar uma imagem tão etérea num fundo virtualmente negro como o espaço sideral. Detectamos o vazamento devido à anomalia da trajetória detectada, quando comparada aos cálculos de Wernher para uma trajetória esperada.

__ Compreendo.

E Jebediah volta à sua circunspecção contemplativa, enquanto é observado com interesse pela primeira vez por Tatiana.

Gene sente uma pontada de preocupação, Jebediah é um cara alegre e extrovertido, raramente visto franzindo o cenho mesmo frente às piores adversidades. Exceto em raras ocasiões em que…

Grissom: __ Gene, eu preciso para ontem de todas as opções viáveis para o pouso de Kolumbia.

Gene volta à realidade.

Grissom: __ Nós temos controle aéreo e marítimo de meia Kerbin, KSC é hoje provavelmente o Controle Aeronaval mais importante deste Sistema Solar. Mas isso não me serve de nada se eu não sei para onde mover meu pessoal e recursos! Kolumbia está voltando pra Kasa quase 20 toneladas além do peso regular de pouso, o que elimina as chances de uma aterrisagem segura em pelo menos metade das pistas de pouso sob nosso controle direto. Isso vai exigir que eu mova 10 vezes mais tonelagem e um bocado de pessoal para cada uma destas pistas para as preparar para o inevitável pouso em emergência, e nosso gargalo será a velocidade de cruzeiro dos aviões cargueiros de Kerbin - para não mencionar o pesadelo logístico que será todos os cargueiros deste planeta voando apenas entre um punhado de aeroportos e aeroclubes.

Gene: __ Wernher? Temos essa informação?

Wernher: __ Ainda não. Mas temos certeza sobre onde Kolumbia não irá pousar. Não é suficiente para poupar Gus de jogar trabalho fora, mas já ajuda a pelo menos reduzir o escopo da Operações para algo Kerbalmente factível.

Grissom: __ Concordo. Alguma chance de Kolumbia aterrisar aqui em KSC? É onde estão meus maiores e melhores recursos, e somos a melhor chance que podemos oferecer à eles.

Wernher: __ Improvável, mas ainda não impossível. A queima de fuga da Esfera de Influência de Mun foi concluída de forma improvisada, e pelo Santo Kerbol que nos Ilumina, eu só conheço uns poucos pilotos que conseguiriam fazer isso e ainda acertar o caminho de Kasa. Metade deles está nessa Mesa. Graças ao Cosmos, a outra metade está naquela nave.

Jebediah não mexeu um músculo e permanece alheio à tudo e à todos - exceto quando ouve alguma coisa que parece ser de interesse - enquanto olha fixamente para a Mesa, seus olhos percorrendo sistematicamente cada bit de informação sendo projetado em cada milímetro cúbico pela Mesa Holográfica. Gene percebe, já com uma apreensão crescente. Tatiana idem, com interesse redobrado.

Mortimer: __ Gus, eu preciso que você me mantenha no circuito. Estou prevendo muitos cheques para assinar, por favor não economize e-mails com cada passo que você tomar e/ou voltar atrás. Não se preocupe com o volume, eu tenho um departamento inteiro cheio de olhos para ler e classificar e-mails.

Grissom: __ Considere feito.

Mortimer: __ Gene, após essa reunião preciso falar com você. Estamos na iminência de ultrapassar nossa capacidade de endividamento e, francamente falando, estamos operando no crédito única e exclusivamente devido à nossa reputação. Quando for determinado como realizar com sucesso uma tarefa, me inclua no circuito para que eu possa escolher os fornecedores e negociaralgumas vantagens. Temos uma mão pesada, não tenho receios de usá-la quando necessário e tenho algumas cartas na manga para usar essa força com… proficiência. Eu quero nossos 23 Kerbals em Kasa tanto quanto tudo mundo, mas mês que vem serei eu que assinarei os cheques com o salário dos outros milhares.

Gene: __ Compreendo. Mort…

Walter: __ Me inclua no circuito. Eu posso ajudar. Eu vendi geladeira para Eskimó, e tenho a felicidade de dispor dos serviços… voluntários… de centenas de Influenciadores de Opinião nas mais diversas mídias digitais e analógicas. Isso vai custar algumas centenas de visitas ao KSC, Gene, e algumas participações de pessoal chave em alguns video-blogs e entrevistas. Mas, sério, valerá a pena!

Linus, que finalmente acha uma oportunidade para falar e tentar impressionar aquela karbosa Kerbalette de uniforme:

__ Não negligenciem a Academia Científica. Wernher e sua equipe já estão sobrecarregados e a crise está só no começo, mas temos à disposição um pequeno exército de pesquisadores e estudantes universitários que podem assumir as tarefas não sigilosas e com redundância para verificação cruzada. E não preciso nem dizer o que isso representaria, também, para nossas relações públicas, Walt.

Walter confirma com a cabeça e com um discreto olhar malicioso para o seu nem um pouco sutil amigo Linus.

Tatiana: __ Preciso lembrar que todas as comunicações estarão sob tutela militar, e que nenhuma informação sob proteção do NDA pode ser repassada para não autorizados. Fora isso, eu não tenho objeções, Gene. Pelo contrário, as Forças Armadas precisam recrutar novos talentos também na Comunidade Científica. Walter e Linus, boa idéia.

E não é que deu certo?? pensaram simultaneamente Linus e Walter enquanto cruzaram olhares.

Jebediah: __ Wernher, qual a precisão que temos do vetor do empuxo do vazamento de o2? Por quanto tempo uma medição é válida?

Wernher: __ Duas casas decimais. Impressionante, não? - Wernher não consegue esconder o sorriso - e podemos reavaliar essa informação à cada 5,8 segundos!

Jebediah: __ Vírgula Oito? Formidável. Auxilie Val para que ela direcione esse vetor para Prograde por metade do caminho, e logo após direcione para Retrograde durante a outra metade. Isso vai facilitar a sua vida na hora dos cálculos, e poupará um bocado de monopropelente durante o trajeto: as Reaction Wheels que estão operando devem ser suficientes para ao menos estabilizar a atitude. Isso deve reduzir mais que significativamente o uso do RCS.

Hummm…, pensou Tatiana.

Ops…, pensou Kelby.

Jebediah: __ Tatiana, por gentileza….

Pronto. Hora de escrever meu testamento…, pensou Gene. Jeb é um fanfarrão e um pândego. Eu só o vi sendo polido assim em funerais e em…

Tatiana: __ Sim, Jebediah?

__ Vocês, Militares, são agora nossa melhor e mais confiável fonte de informações, e sendo nós o KSC, isso não é pouca coisa.

Ai…, pensou Gene.

Ops…, pensou Tatiana.

Xiii…., pensou Kelby.

??????, pensaram todos os demais.

__ Até o momento, me parece que todo esse fluxo de informações está vindo de seus satélites fotográficos. Quando não temos a imagem em si, temos uma excelente e conclusiva análise técnica - mas sem as imagens respectivas. Contudo…

Ui…, pensou Gene.

Xiii…, pensou Tatiana.

Ihhhhh…, pensou Kelby.

??????, pensaram todos os demais.

__ Temos os vetores de deslocamento exatos da Kolumbia à ponto de calcularmos o empuxo gerado por um pequeno vazamento de oxigênio, embora Kolumbia voe fria e no escuro. Sem o SAS, é impossível estimar deslocamento com tamanha precisão. Sem o DAS, não seria possível sequer detectar o vazamento de oxigênio. Então Kolumbia não é de valia para a obtenção destes dados. Mas você mesma afirmou que as cameras live são imprestáveis para detalhes no momento, e que as de alta resolução são incapazes de suprimir o motion blur devido ao tempo de exposição necessário pela transparência dos vapores de o2.

Testamemto…, pensou Gene.

Hummm…, pensou Tatiana.

Hummm…, pensou Kelby.

??????, pensaram todos os demais.

__ Militares não inferem o que afirmam, Militares sabem o que afirmam. O que mais vocês têm lá em cima? E como não ficamos sabendo?

[prev]—[top]—[next]

Edited by Lisias
Link to comment
Share on other sites

A Kavalgada das Valkírias
Tomo 1
Ato 3

Prevalesceremos

Kelby ficou estático, mas Tatiana se recuperou rápido:

__ Sob a autoridade conferida à mim por Suas Majestados Regentes de Kerbin, declaro que esta missão está sob Lei Marcial, efetivação imediata. Todo pessoal não autorizado deve abandonar o recinto imediatamente. Senhores, deste ponto em diante sou seu Comandante Militar e os protocolos se aplicam.

Gene ficou estático por alguns segundos, surpreso pela medida que não lhe havia sido anunciada ou sequer mencionada como possível e para a qual não estava preparado - mas também pela súbita transformação ocorrida naquela Kerbalette que ele havia cometido o erro de considerar apenas uma intermediária entre KSC e os recursos militares que necessitavam.

Foi Jebediah quem quebrou o impasse.

__ Ok, vocês ouviram a kerbale… A Comandante. VAZEM!! AGORA!!!

Santo Kerbol que nos Ilumina! Jeb-Mode!, e com esse pensamento Gene retoma o controle da situação.

Gene: __ Gus, alerte e ponha à disposição da Comandante Tatiana a íntegra de nossa Força de Segurança. Bobak, não conseguirei sozinho. Peço que considere assinar o NDA, preciso de você aqui.

Tatiana, agora Comandante: __ Wernher, Gus, seus auxiliares agora atuarão como seus seguranças. Preciso solicitar que confinem-se em seus escritórios até segunda ordem, efetivo agora. Kelby, por favor, instrua Bobak sobre…

Ele nem mesmo leu ao assinar, tamanha a confiança em Gene…, considera penalizada enquanto vê ainda outro Kerbal assinar o NDA antes mesmo que ela termine de falar.

__ Bobak, reporte-se ao Kelby. Ele lhe instruirá como proceder doravante e o ajudará à coordenar os operadores remotamente. 

Gene: __ Quem não teve seu nome mencionado nos últimos 5 minutos ou assinou algum protocolo retire-se do recinto neste instante. Bobak, tráve, proteja ou transfira as estações de trabalho e à saída do último Kerbal, tranque as portas. Comandante…

__ Ninguém passa por aquela porta sem ordem expressa de Gene, estamos entendidos?

Bobak: __ Sim, Ma'am.

Obrigado., pensa Gene. Tatiana preservou a autoridade de Gene, enquanto firmava categoricamente a sua. Espere… Bobak respondeu à Tatiana? Foi isso?

Comandante: __ Gene, conto com sua colaboração.

Gene está impressionado. 

__ Pronta e integralmente, Comandante.

E também, muito grato.

Comandante: __ Jebediah, voltando ao assunto e lembrando sobre os termos do NDA e… não há necessidade de mencionar a pena capital, está mais do que claro que ninguém aqui é estúpido - apenas agem assim vez ou outra, como quando assinaram este terrível NDA … e demais compromissos, sim. Temos alguns brinquedos interessantes lá em cima. 

__ Temos alguns satélites (e sendo você piloto sabe que são ao menos três) com LaserDists, nosso laser medidor de distâncias. O alcance e precisão destes são fora de escopo dessa missão e, portanto, além do Nível de Acesso que lhes está sendo confiado na vigência da Lei Marcial. Mas posso informar (até porque você já percebeu) que a precisão para distâncias até Mun é no mínimo milimétrica. Um pouquinho melhor, mas vocês não ouviram isso.

__ E não, não direi como colocamos isso tudo lá em cima bem debaixo de seus narizes.

Conclui, com seu simpático sorriso. Não é necessário assustá-los. Desconfio que seja inclusive contraproducente…

Jebediah: __ Ciente, Comandante. Sobre os vazamentos, a extrema confiança com que os relatórios afirmam que apenas o de o2 está em andamento, e que o monopropelente que vazou da ruptura de um dos tanque auxiliares ainda está na superestrutura, me levam à crer que alguns destes lasers em órbita fazem bem mais que medir distâncias. Vocês têm Chem-Cams em órbita? E com esse alcance?

ACHAMOS NOSSO KERBAL? aqui? pensaram em uníssono Kelby e Tatiana enquanto trocaram olhares.

Comandante: __ Sim. Para variar, detalhes estão além do seu Nível de Acesso. Eu joguei com você, Jebediah. Agora jogue comigo. Me diga o que está passando pela sua cabeça, e me deixe decidir a melhor forma de ajudá-lo.

Gene já não estava mais preocupado se sobreviveria à reunião - estava planejando o funeral. Jebediah Kerman é um dos Kerbals mais amáveis, pândegos e anárquicos que já caminharam pela face de Kerbin - Gene só viu Jebediah polido, constrito e… afiado… desta forma em raras ocasiões, nenhuma delas lhe traz conforto ao espírito.

Gene não está mais apenas apreensivo, está com medo. Medo por Jebediah (e por desconfiar que Jebediah está com medo, por mais incrível que isso possa parecer). Medo pelo que Jebediah está disposto à fazer por estar com medo. E, acima de tudo, medo pelo que está vendo pela frente.

Não é Jebediah que sobrevive. É a morte que foge dele.

Jebediah: __ Comandante. Não temos visual bom o suficiente para uma inspeção da Kolumbia, e a informação que eu tenho é que imagens fotográficas com resolução e contraste suficientes para tanto só serão possíveis após a queima de inserção na órbita de Kerbin, quando não serão mais necessárias. Mas a precisão destes LaserDists, e o alcance destas Chem-Cams… Eu quero análises químicas por todo o casco de Kolumbia em busca daquele monopropelente, e uma digitalização 3D de tudo o que estiver aparecendo através do casco fraturado - com sorte, conseguiremos usar uma Chem-Cam para uma análise por dentro do casco através de uma destas rupturas, e os LaserDists parecem perfeitos para a digitalização, após alguns ajustes - se é que já não o são capazes de fazê-lo.

E após alguns instantes de hesitação…

__ E, em especial, o escudo de proteção térmica. Ninguém tocou nesse assunto até agora, possivelmente por medo de uma resposta trágica. Não adianta detectar uma fratura no escudo térmico depois que é inevitável que ele seja necessário. Mas agora, daqui, se o escudo estiver comprometido nós teremos tempo de redirecionar todos os recursos e esforços na direção necessária para resgatar nossos Kerbals de uma espaçonave condenada, mesmo que não possamos confiar nos motores da Kolumbia - o que é ainda mais uma incógnita.

Wernher, Linus e Grissom estão boquiabertos, não é todo dia que um piloto dá um banho em todos eles - e nos Militares! - em seu próprio jogo. Mortimer está considerando por quanto tempo mais conseguirá manter Jebediah na falha de pagamento sem um aumento, o que ele já vem empurrando com a barriga por um bom tempo… Gene? Está convicto que não haverá mais tempo nem mesmo para um funeral, o Apocalipse é iminente.

Tatiana e Kelby estão impressionados, e não tentam mais esconder. Linus e Walter percebem o interesse de Tatiana, mas interpretam de outra forma: Praga., pensou Linus. Fácil vem, fácil vai, amigão… considerou Walter.

Comandante: __ Kelby. Contacte o Kentágono, canal texto, urgência, Prioridade Segurança Planetária. Você sabe o que informar. Peça aconselhamento. Reporte pelo auricular.

Gosto destesestúpidos. Coragem, determinação e fidelidade - e infinita competência. Por Kerbol que me Ilumina, não podemos perdê-los mesmo que não possamos usá-los na Missão. Após uns segundos… Não. É mais que isso. Eu não posso perdê-los… Após mais uns segundos… Não, não é exatamente isso. Eu não quero perdê-los… E logo em seguida O que também significa que eu não quero usá-los na Missão…

Kelby: __ Comandante, atenção.

E ouviu pelo auricular:

__ Comandante, se os ativos são usáveis para a Missão não há preço que não paguemos. Considere cuidadosamente, no entanto, que nossos recursos estão longe de serem abundantes e desperdiçá-los pode nos ser fatal.

__ Tatiana (um arrepio sobe por sua coluna), você não recebeu essa tarefa pela sua bela cútis. Ninguém fará esse trabalho melhor que você. Confiamos nossas carreiras e nosso futuro em seu julgamento. Sugerimos que faça o mesmo.

Kelby: __ O canal foi fechado remotamente, Comandante.

Curto, grosso e direto mesmo se cruel - esse é o Kentágono, sem dúvida. 

Tatiana pondera em silêncio, ciente de que poderá não haver uma segunda chance se tomar a decisão errada. Por outro lado, nenhuma outra Agência ou Instituição em Kerbin, até o momento, conseguiu tanto em tão pouco tempo - é uma aposta, mas uma boa aposta dada as fichas que tem na mão. E mais vale uma boa aposta agora, que uma ótima depois que o roleta pára.

Troca olhares com Kelby, em cujo bom senso sempre pôde confiar. Mas recebe de volta os mesmos pensamentos - ele está tão indeciso quanto ela, o que não deixa de ser em si mesmo uma resposta: talvez. Algo incomum, Tatiana não lembra da última vez em que o olhar não tenha dito um sonoro mas silencioso NÃO.

Por várias semanas após esse dia ela pensou com seriedade e preocupação sobre o que aconteceu em seguida: inconscientemente buscou o olhar de Gene, só percebendo depois que o fizera - algo que jamais entendeu o real motivo.

Gene: __ Pronta e integralmente, Comandante.

Gene pretendeu ser resoluto e incisivo em sua entonação, mas apenas dois Kerbals perceberam um leve tremor emocional na entonação de Comandante- Tatiana e Jebediah, que por poucos segundos abandonou seu transe analítico e pensou Isso vai ser divertido… antes de comutar de volta ao temerário Jeb-Mode.

Droga, pensou consigo mesma. Lá se foi a objetividade pela janela: eu gostei disso..

E então *Kelby não sofre esseempecilho, e ele também acha possível - o bom-senso desse Kerbal nunca me falhou. E eu tenho esse pressentimento de que não conseguiremos sem o auxílio irrestrito de KSC, bem como a certeza de que KSC não conseguirá sem nosso auxílio irrestrito. Acho que KSC não sobreviverá se essa crise se desdobrar em desastre, e não sobreviveremos sem o KSC usando-o ou não na Missão. Sim, me parece lógico e razoável - Kelby já teria me alertado se ele tivesse objeções, seu trabalho é me fazer realizar meu trabalho.*

Sugerimos que faça o mesmo. - Positivo e operante.

Comandante: __ Estou recrutando KSC, instalações e pessoal, para servir ao Kentágono por prazo indeterminado, efetivação em andamento. Esqueçam seus NDAs, isso é pior. Senhores, bem-vindos às Forças Armadas de Kerbin.

Não conseguiu segurar um sorriso assustador e um olhar maligno. Sempre quis fazer isso!, pensou enquanto observava Kelby segurando uma gargalhada. Tatiana saboreava o momento, onde (quase) todos os civis presentes olhavam-se uns para os outros sem saber como proceder, quando…

Jebedian: __ Comandante. Teremos acesso irrestrito aos satélites agora?

Olhos brilhantes acendem-se como chamas por toda a sala. Brinquedos novos. Brinquedos especiais. Mas brinquedos perigosos. Perigosos, mas trarão nossos Kerbals para Kasa.

Gene está apavorado.

Comandante: __ Pronta e integralmente, Jebediah.

Ao cruzar ainda outro olhar com Tatiana, Gene, ainda apavorado, percebe que está começando a gostar. O que o deixa ainda mais apavorado.

*Gosto destesestúpidos*, pensou novamente Tatiana Kerman, Comandante em Exercício do Kerbal Space Center - a Jóia dos Programas Espaciais de Kerbin.

Estamos mortos, pensou Gene enquanto sorria ante aquele irresistível olhar.

[prev]—[top]—[next]

Edited by Lisias
Link to comment
Share on other sites

A Kavalgada das Valkírias
Tomo 1
Ato 4

Ou Pereceremos

Comandante: __ Todos os que tiverem acesso às informações sigilosas que agora estão disponíveis estarão sujeitos à Disciplina Militar.

__ Mortimer, Linus, Walter. Seus campos de atuação não exigem esse Nível de Acesso, e portanto lhes dou a opção de abrir mão desta responsabilidade (bem como da Disciplina). Caso optem… hummm…

Esse episódio foi eternizado nos Anais do KSC ora como Os Incríveis Kerbals que Evaporaram, ora como Aqueles que se foram sem nunca terem vindo, e ainda outros epítetos dignos da Eternidade. Jebediah conhece-os todos, e os repete à exaustão para todos os visitantes até os presentes dias.

__ Incrível, eu sequer ouvi a porta abrindo ou fechando! Ela continua trancada? 

Bobak se apressa em verificar. Volta com um olhar confuso enquanto gesticula afirmativamente com a cabeça.

__ Kelby, todo o pessoal ainda presente (física ou virtualmente) receberá Acesso Nível 2. Providencie as credenciais e as devidas instruções. Juramentos e demais formalidades serão arranjadas quando conveniente, mas assume-se como realizados. Gene, você está autorizado a voltar à respirar sob sua discrição.

Após uns minutos de boas gargalhadas (menos de Jebediah, que sequer ouviu a piada), que aliviaram a tensão acumulada desde já há algumas horas (menos de Jebediah, que nunca a teve):

Comandante: __ Gene, eu acabei de abrir as Portas do Inferno, e precisarei de sua colaboração mais do que nunca. Em seu escritório assim que possível, por gentileza.

Gene: __ Bobak, o Controle da Missão é seu. Seu objetivo primário e único é enumerar todos os novos ativos e recursos colocados à nosso dispor, e pô-los para trabalhar à nosso favor. Jebediah e Wernher trabalharão nos procedimentos para inspeção e avaliação das condições de Kolumbia, Gus e Wernher nas avaliações dos mais diversos cenários para aterrisagem. Você deve assisti-los em tudo que for necessário. Bobak, você também está encarregado do bem estar da tripulação do Kolumbia, bem como da dos passageiros. Delegue sob sua discrição.

__ Wernher, você, como sempre, está sobrecarregado. Coloque sua equipe para dividir o trabalho em tarefas pontuais com começo, meio e fim (e critérios de aceitação), e acione Walter e Linus para distribuí-las nos networks respectivos. Cautela com os dados privilegiados, mas tenho certeza que Kelby se encarregará de mantê-los na linha.

__ Positivo, Senhor. Estou às suas ordens.

Ter Kelby reconhecendo-o como autoridade foi… Gratificante.

__ Senhores alguma dúvida?

Mas ninguém mais estava na escuta. Um burburinho de requisições, perguntas e respostas tomou conta do Controle da Missão ao passo que Bobak destrancava a Sala e solicitava que os operadores comutassem de suas estações secundárias para as primárias na Sala principal do Controle, e ao mesmo tempo tentava botar alguma ordem naquele circo.

Sorrindo, dirigiu-se à Tatiana:

__ Comandante, me acompanhe.

Tatiana: __ Tatiana novamente, mas quando em privado. Você agora tem status de Comandante, você é o Chefe do Controle da Missão… O que me faz então Comandante em Chefe! Gostei! Vamos.

[prev]—[top]—[next]

Edited by Lisias
Link to comment
Share on other sites

A Kavalgada das Valkírias
Tomo 1
Ato 5

Epílogo: Somos um único time agora

Adentrando em seu escritório com a Comandante em Chefe Tatiana Kerman (ela o fez repetir isso por dias!), Gene sente-se desconfortável enquanto os dois seguranças batem continência à Tatiana e, por consequência, para ele também.

Tatiana: __ Você se acostuma, e não será para sempre. É capaz até de sentir falta depois. (disse sorrindo).

Enquanto oferece um lugar para sentar e algo decente para beber, Gene prossegue:

__ Tatiana, não compreendi exatamente o abrir os Portões do Inferno. O que me faz lembrar: você percebeu que falta um personagem em nosso filme de aventura, não?

Tatiana: __ Ellock Kerman. Superintendente do Kerbal Space Center.

Gene: __ Onde esse capeta foi parar? Por quê ele não está no KSC? E… Por quê todos se voltaram para mim na ausência de Ellock?

Tatiana: __ Gene, Ellock foi chamado há 4 dias ao Kentágono e em seguida ao Palácio dos Reinos de Kerbin. Não se preocupe, ele caiu para cima e vai voltar. Nada do que aconteceu aqui foi por acaso, e Ellock pessoalmente me instruiu sobre cada um de vocês - mesmo que preferisse não precisar fazê-lo.

Gene: __ E…

Tatiana: __ E (rindo), você terá que perguntar à eles. Eu só conheço a opinião de Ellock.

Gene: __ Isso tudo foi armado?

Tatiana: __ Ensaiado, mas não armado. Não sabíamos de antemão o que faríamos aqui, apenas sabíamos o que procurávamos. Calhou de acharmos.

Gene: __ A Estação… (desta vez em tom sombrio e agressivo)

Tatiana: __ Nunca fez parte do plano (rindo). Mas sim, a Estação precipitou tudo. Percebemos que, desta vez, havia o risco de vocês não conseguirem sozinhos (me parece que pela primeira vez na história de KSC?). A explosão do reator pegou-nos à todos de surpresa - deste ponto em diante, sim, improvisamos ao constatarmos que apenas unindo forças daríamos uma chance à Kolumbia.

Gene: __ Por quê?

Tatiana: __ Gene, não acreditamos que KSC continue a ser a Jóia da Coroa de Kerbin se perdermos Kolumbia, e precisamos do KSC que temos hoje, não de um que precise reconstruir sua reputação e recursos humanos por 20 anos.

Gene: __ Precisam?

Tatiana: __ Informação sob Sigilo Marcial, liberada sob Necessidade de Conhecimento. Isso é fora do escopo da missão que temos em mãos no momento. 

Gene: __ Temos?

Tatiana: __ Somos um único time agora: Prevaleceremos juntos, ou juntos pereceremos.

Gene: __ Qual seria aquela opinião de Ellock?

Tatiana: __ Nós - e eu estou parafraseando de memória o melhor que posso - os mandamos para a morte certa. Gene os mantêm vivos no lançamento; saudáveis, alimentados, motivados e focados na execução da missão; e por fim os traz de volta para Kasa. Vivos. Ninguém é insubstituível, mas alguns são menos substituíveis que outros. E nessa cadeia alimentar, do meu lugar ao pódio eu só enxergo o traseiro desse cara…

Ellock. Sem a menor dúvida., sorri para si mesmo.

Após alguns minutos de silêncio contemplativo e degustação do melhor whiskey que Gene tinha para oferecer…

__ Gene/Tatiana, precisamos trazer nossos Kerbals pra Kasa… - disseram um ao outro em perfeito uníssono.

*Gosto deste estúpido…*

[prev]—[top]—[next]

Edited by Lisias
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Só pra dar feed-back: tô "ilustrando" o Tomo 1, e como os crafts são os mesmos para o Tomo 2 e 4 (o 3 é diferentão), e também para uma prequel, tá dando um tremendo trabalho, porque as naves devem ser capazes de realizarem as manobras que descrevo no Conto. :) 

Foram quase 10 dias para fazes uma Kolúmbia que funcionasse como descrevi sem ficar parecendo algo que foi feito só para isso - essa é uma missão de resgate de uma Estação moribunda, não algo planejado - então saiu-se montando a nave com o que estava "pronto" de outras missões de outras agências, e o "design" do lançador (e as adaptações na Kolumbia) seguem essa premissa.

Pra reforçar essa premissa, eu usei uma Shuttle que já existia, a "M3X Transtar":
 

 

O tremendo trampo que tá sendo mandar esse tijolo para Mun e trazê-lo de volta fica como exercício para o leitor! :D

hint: Ela tem o traseiro pesado pacas. A reentrada e o vôo controlado para a pista é um pesadelo!!! Ela não foi feita para voltar pra Kasa com carga!

Edited by Lisias
errei o nome da nave! =P
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Se alguém ainda não percebeu, eu tô tentando fazer uma brincadeira com o Anel de Nibelungo, do Wagner. Serão 4 "Atos", cada "Ato" dividido em "Tomos". Mas ok, eu acho que já perceberam sim.

Mas agora eu tô com dois problemas:

  1. Botei um Kerbal masculino na tripulação e só percebi semanas depois. #facepalm
    1. Tomzer trocará de lugar com uma Kerbalette da Estação. Vou atualizar o texto ainda neste FdS.
    2. Closed/Fixed. :) 
  2. Tô tentando "kerbalizar" o termo "Anel de Nibelungo", mas não sai nada que preste.
    1. Minha melhor idéia foi, lembrando dos "Snacks" que os Kerbals tanto apreciam, usar "O Anel de Kibelungo", fazendo uma pegadinha com Quibe, que é um 'Snack'. Mas na segunda vez que repeti isso em voz alta, eu saquei que não será uma boa idéia…. :blush:
      1. Vasta margem para piadinhas de quinta-série ou musiquinhas tipo Mamonas Assassinas. Hummm… Isso pode render alguma coisa lá no site, hein? :P 
    2. Closed/Fixed : Pesquisei a origem das histórias do Anel de Nibelungo, e uma delas tinha um título adaptável sem dar margem para os problemas mencionados! :D 

Pelo lado positivo, finalmente eu consegui não só ajustar uma Kolúmbia "montada às pressas com as partes que conseguiram", como também dar cabo de uma pancada de exceções e problemas que estavam me lascando a vida não só durante a construção como nos lançamentos da nave. Então, segue uma colher de chá. :-)

00_Estou-aflita.png

Valentina: __ Jeb, estou aflita. Não estou segura que vou levar esse monstro até a Lua! É muito...

Jebediah corta Valentina antes que termine a frase:
__ Val, eu confio em você. E confio no Bill. Se ele construiu, voa. E se voa, você traz de volta.

 

Por outro lado, Wernher ainda tem algum trabalho por fazer…. :P

Spoiler

00-0_FAIL_0.jpg

 

Edited by Lisias
melhor formatação
Link to comment
Share on other sites

Às vezes, eu tenho dias bons. Outras vezes, dias ruins.

Algumas outras, dias como este:
00-0_FAIL_1.jpg

Rapaz, tá na hora de reavaliar minhas opções...

Edited by Lisias
fixing URL
Link to comment
Share on other sites

Bom, parece que a culpa do meu lançador ter ruído sob seu próprio peso não foi (apenas) minha. Eu brinquei com RealFuels, me arrependi, e troquei pelo ModularFuelSwitch.  Neste meio tempo, percebi o TweakScale lançar um bocado de exceções sobre o B9, o que não estava acontecendo antes (bem como duas sobre as "Partes" que Squad usa para os Kerbals fazerem EVA).

Bom… Acabou que 'herdei' o TweakScale nessa história, e então minha carga de trabalho para o curto prazo aumentou sensivelmente :D

Isso vai adiar um pouco a construção dessa nave (aliás, o seu conserto porque ela funcionou um dia), mas por outro lado, seja lá o que for que precise ser consertado, será para todo mundo.

Para não deixar essa thread muito tempo sem novidade, eu reorganizei a Prequel da Kavalgada para que um dos capítulos virasse um ShortHistory próprio, daqueles que complementam a história à que pertencem mas são legíveis por si só. Bem Asimov, por sinal. :D

Em breve, num browser perto de você. :) 

Edited by Lisias
tyops!
Link to comment
Share on other sites

Heróis com Pé de Barro
Parte 1
 

Prólogo

Essa história se passa imediatamente após os eventos ocorridos em O Ouro de KSC Tomo 2. Após tensa rodada de negociações com um personagem obscuro mas de importância estratégica no Salvamento, Tatiana sente que precisa se informar com Eugene sobre o passado deste controverso personagem - o considera um risco para a missão, para si e até para o Kentágono.

Kubrak

Tatiane: __ Eugene, essa história toda é muito tocante (e estou sendo sincera), mas não explica como alguém do Kentágono ou Kremnlin não derrubou esse cara ainda. Você deixou bem claro que esse maluco é capaz de passar a mão em partes altamente classificadas das Forças Armadas de Kerbin, e também de outros Reinos! E eu lhe garanto que nenhuma destas Forças é estúpida, negligente nem está preocupada com a vida amorosa de ninguém!

Eugene: __ Essa informação pode nos custar a vida, e eu não falo dele - esse Kerbal tem orgulho de sua participação nisso, e adoraria poder falar abertamente sobre o assunto. Ele é tudo, menos modesto.

Dando um longo suspiro (Estúpido e teimoso), Tatiana vai até o bar, pega uma garrafa de Kourkon já bem além da metade (Krakens, estou transformando todos ao meu redor em ébrios.) e serve dois copos - um para si e silenciosamente oferece outro para Eugene, que silenciosamente aceita. Apreciam o Kourkon por alguns minutos, e então:

Tatiana: __ Ok, sem registros e totalmente pessoal. A Comandante acaba de pular a janela e foi Brincar nos Campos do Senhor, sou apenas Tatiana pelos próximos 60 minutos - ou enquanto durar essa garrafa, o que terminar primeiro.

Eugene: __ Me conte o que você sabe sobre a Krise de Krubak…

Tatiana, entre desconfiada e perplexa, decide jogar com Eugene. Dá um pequeno gole em seu copo, insinua que espera que Eugene faça o mesmo, e quando é obedecida, começa:

__ Quase entramos em uma Nova Guerra. Ainda medíamos forças bélicas com Krússia e Kásia nessa época. A Krússia estava bem à frente de todo o resto na Korrida Espacial, e sabemos que quem é capaz de colocar um satélite em órbita, é capaz de deorbitar bombas onde bem entender.

Após mais um gole:

__ Krússia e Kásia disputavam Krubak para uma plataforma de lançamento de foguetes, mas a posição de Kubrak a fazia estrategicamente perfeita para uso militar - contra nós. De alguma forma, alguém conseguiu montar uma base de lançamento muito bem escondida por lá e, de alguma outra forma, outro alguém descobriu e entregou para todo mundo. Os Reinos Unidos de Kerbin responderam à ameaça, julgávamos que vinha da Krússia.

Parou para pensar, deu mais um gole, olhou para o copo de Eugene e em seguida para o próprio Eugene, que entendeu o recado de também bebericou seu copo, e continuou:

__ Bom, vinha e não vinha. Kásia conseguiu convencer o então Regente de Krubak à ceder o local para ela - Kásia estava muito atrás de todos nós na Korrida Espacial e queria a posse da base para forçar negociações. Funcionou, pois convenceu Krússia à equipar a base em troca de Snacks, muitos Snacks - algo que sempre fez falta à Krússia, a geografia deles é péssima para a agropecuária. Mas não sabíamos desse arranjo, e fomos pra cima da Krússia com sangue nos olhos quando identificamos a origem de todo aquele equipamento espacial.

__ A coisa escalou, porque a Krússia se sentiu agredida injustamente (e com alguma razão - mas eu não disse isso). Kásia ficou calada (como sempre), aquele linha dura do Kladimir já estava no poder e esse Kerbal nunca entrega um aliado. Vivo, ao menos.

__ Fizemos um bloqueio naval à Kubrak, que era uma importante fonte alimentar da Krússia. Kladimir interveio, porque o bloqueio estava colocando a segurança alimentar da Krússia em cheque.

Após uma pausa, que usou para servir novamente Eugene pois percebera que seu copo já estava vazio:

__ Um erro terrível, um erro que havíamos prometido à nós mesmos nunca cometer. Foi a Fome que levou à Grande Guerra, e foram os Snacks que a terminaram. Aquele bloqueio custou muito caro ao Kentágono, estivemos perto de deixar de exi… - calou-se subitamente, essa informação era classificada.

Aproveitou a gafe para servir-se também.

__ De um jeito ou de outro, enquanto Krússia e nós mostrávamos nossos dentes uns aos outros, um satélite (e nunca soube se nosso ou krusso) detectou radiação de plutonium em Kubrak, e isso deixou todo mundo absolutamente apavorado. Sabemos do tremendo poder potencialmente destrutivo da fissão nuclear - e achar indícios deste poder na mesma área onde fomos informados que haviam construído uma base lançadora de foguetes? Inadmissível!

Fez uma pausa para bebericar, e concluiu:

__ Krússia aparentemente concordou conosco (e foi aí que descobrimos o envolvimento de Kásia), mas os detalhes disso tudo estão além do meu Nível de Acesso, e o pouco mais que sei está além do seu.

Percebeu que Eugene já tinha terminado seu segundo copo, obviamente estava buscando no Kourkon a coragem para falar sobre o assunto. Bom, eu também precisarei de um bocado dessa coragem pensou consigo mesma, terminou seu copo e serviu à ambos mais uma dose. Dupla.

Eugene: __ O plutonium foi descoberto por um civil, que prestava serviços para a Kásia. Ele… instrumentou um dos satélites meteorológicos de um cliente e o usou cautelosamente para confirmar a hipótese que ele intuiu ao analisar as possíveis finalidades do equipamento e matéria prima que estava contraban… digo… fornecendo à Krubak. Isso lhe custou um bocado de Fundos. O Kremnlin recebeu, sigilosamente, acesso à este satélite exatamente no auge da Krise, e sob a confirmação desse grave fato confrontou a Kásia por ter colocado em risco a sua segurança alimentar. Duas vezes, porque plutonium e agropecuária não se misturam.

Parou para bebericar também, no que Tatiana - já se sentindo mais corajosa, e já sabendo que não precisava se preocupar muito com Níveis de Acessos, Eugene demonstrou conhecer mais do que ela sobre o que estavam falando - emenda:

__ Então foi por isso que a Armada do Kremnlin ofereceu trégua poucos minutos depois de se posicionar para começar o que seria a Batalha Naval de uma Era?

Eugene confirma silenciosamente com um aceno grave, então beberica ainda uma outra vez. Tatiana se adianta, e lhe completa o copo antes mesmo que Eugene consiga devolvê-lo à mesa.

Eugene: __ Alguém de Kásia entrou em pânico, e o que você deve saber mas não pode me dizer é que… MÍSSEIS FORAM LANÇADOS.

Fez uma pausa dramática, mas no fundo queria era disfarçar um pouco os efeitos que o Kourkon já estava fazendo. Essa kerballete é de ferro? Ela faria frente à Jeb e Bill, pelo Amor do Kosmos…

Eugene: __ Só que, misteriosamente, o combustível sólido usado nos foguetes tinha ISP demais, os equipamentos de processamento e operação não detectaram o problema e esses mísseis acabaram numa órbita de fuga de Kerbin! Calculamos que mergulharam todos em Kerbol, mas só teremos certeza absoluta em alguns anos quando os que eventualmente não o fizeram estiverem próximos o suficiente para serem detectados (ou não!) pelos nossos radares quando nossas órbitas sincronizarem de novo.

__ Não explodiu nenhum, pois isso nós do KSC teríamos detectado. E sim, estamos monitorando. Também.

Tatiana: __ E como você sabe disso tudo? - perguntou, mas já intuindo que sabia a resposta…

Eugene: __ Eu tenho o privilégio de ter sido amigo do mercador negro que forneceu à Kubrak a matéria prima deste combustível sólido, bem como o equipamento que foi usado no processamento do plutonium. E que também chuta um satélite ou outro para a órbita de Kerbin quando está entediado… - disse Eugene, sorrindo com orgulho genuíno.

Tatiana: __ Esse cara, definitivamente, tem uma boa chance comigo! - exclamou Tatiana, desfazendo parte do sorriso de Eugene.

Após uma ainda outra pausa, onde apreciam o Kourkon e refletem no que os aguardam nos dias seguintes…

__ Gene, você têm um foguete de mil e quinhentas toneladas para chutaraté Mün e não tem partes para a tarefa, e eu tenho que controlar um mercador negro que mete o bedelho em crises nucleares internacionais e é o único capaz de fornecer tais partes, possivelmente roubadas do meu chefe - e de outros chefes por Kerbin inteira. E nenhum deles recebem muito bem a notícia de que foram roubados…

Vai até o bar, pega uma garrafa ainda lacrada de Kourkon, e completa enquanto volta:

__ Ambos precisamos de uma boa companhia para uma boa bebida - e nenhum de nós pode correr o risco de abrir o bico com mais ninguém. Que os Krakens carreguem a Hierarquia e os Níveis de Acesso, eu sugiro que fique. O que me diz?

Eugene nem cogita em questionar o que considerou um magnífico silogismo. Ela tem seus momentos.

[prev]—[top]—[next]

Edited by Lisias
tyops, as usulla.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Oi.

Passei aqui para explicar que acabei optando por migrar o savegame dessa história para o novissimo KSP 1.6

Alguns mods essenciais não funcionaram muito bem no 1.5, de forma que acabei forkando uma paulada deles e fiz backporting dos bugfixes enquanto mantinha compatibilidade com o 1.4.5.

Mas KSP 1.6 resolveu um problema que estava acabando com a minha vida no 1.4, e que ficou insuportável no 1.5: o consumo de memória no VAB/SPH. Alguns vessels chave para a História (como o Jardins da Kakilônia) já operam no limite da minha máquina em runtime - mas isso é contornavel com mods que hackeam a simulação e editando depois o vídeo para tempo real.

Mas para editar a nave...  O consumo de memória subia para 14G na primeira editada, usar Undo era uma tragédia e 15 ou 20 edições depois, já começava a aparecer lags de 15 MINUTOS cada vez que eu precisava mudar uma parte de lugar.

Com o 1.5 isso não mudou, então eu não vi razões para migrar. Mas o 1.6 resolveu isso! 

Vou conseguir trabalhar na história novamente sem precisar reservar um sábado inteiro só pra fazer uma dúzia de ajustes nas naves. :)

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...