Jump to content

Usar Mod é cheating?


SoloN-BR

Recommended Posts

Antes de começar, sei que esse tópico pode ser um pouco polêmico, portanto muito cuidado ao falar algo com muita animosidade. Vamos respeitar as opniões dos outros e também expor nossos pontos de vistas da maneira respeitosa.

Vamos lá:

Sei que os Mods possibilitam uma infinidade de novos recrusos, desde os mais engraçados aos mais fantásticos em bem pensados, dando uma sobrevida mais aos jogos em geral. Entretando, no KSP, com a vinda da versão 0.22 que possibilita o jogo no modo Carreira, alguns Mods podem tornar a aquisição de Science muito mais fácil do que para jogadores que não utilizam Mod algum. Sair de Kerbin, pousar em Duna, colher amostras de solo e voltar para Kerbin acaba sendo uma tarefa trivialmente besta para os usuários de MechJeb.

Lembro que o modo carreira do jogo foi concebido para usuários sem Mod, com a pontuação de Science adequada às dificuldades inerentes a um jogador sem auxílios de piloto automático ou qualquer outro recursos que venha a ajudar, ou até atrapalhar, a jogabilidade padrão de KSP.

Em todo caso, KSP ainda é um jogo "individualista", não tem modo multiplayer e não há "competição" ou "cooperação" online entre jogadores, exceto os hardcores que postam seus maravilhosos feitos no youtube ou participam do pseudo multiplayer via Mod. Dessa forma o uso ou não de Mod vai da experiência que o jogador deseja ter: Jogo fácil, jogo cheio de recursos adicionais, jogo com componentes novos e por aí vai. A própria KSP parece encorajar o uso de Mods com o link para o "Spaceport" no jogo.

Eu, na minha humilde opnião, opto pelo jogo como veio ao mundo, é até a maneira mais fácil de comparar e aprimorar minhas habilidades com a dos outros jogadores que pensam da mesma forma que eu.

Compartilhe seu pensamento!

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que, dependendo do mod, você tem que aprender as mecânicas básicas do gameplay de KSP antes de usá-lo, mas outros podem ser usados por "qualquer um".

Pois é Daniel, você tocou justamente no ponto onde gostaria de chegar. Aprender a mecânica básica do gameplay é uma coisa, a mais divertida por sinal. Agora, usar um Mod para "scriptar" toda essa mecânica por você invés de vocẽ usar "o pŕoprio braço", é como ser um mero espectador das ordens que você dá a um robô, qualquer um consegue fazê-lo com precisão cirurgica, perde toda a graça do fator "erro humano" e "precisão humana".

Em 1993 a Fórmula 1 ficou brochante por isso, as equipes que tinham grana e tecnologia de ponta tinham suspensão ativa, freio automático e etc... o piloto só tinha que acelerar e virar o carro para esquerda ou direita, até um menino da auto-escola faz isso. Ayrton Senna se viu obrigado a entrar numa equipe dessas para continuar a ganhar. Deu azar pq em 1994, quando ele entrou para Willians, todo esse arsenal high-tech foi banido das pistas pois viram que o piloto passava a ser um mero espectador, e os pilotos não desempenhavam mais a função de piloto, mas de gerenciador do carro.

Me desculpe a grande analogia que fiz, mas foi para mostrar como me sinto usando um Mod que facilite a vida do jogador de KSP. Tenho plena consciência de que na vida real o "piloto" astronauta tem toda essa tecnologia de piloto automático a seu dispor, mas no KSP até a versão 0.22, a proposição é fazer isso na mão. Talvez nas futuras versões eles coloquem embutido um MechJeb, mas para isso também teriam que elevar o nível de dificuldade em se obter pontos de Science.

Ao contrário de que alguns possam pensar, não sou um jogador hardcore, passo longe disso. Estou mais para jogador casual, mas aprecio um certo nível de dificuldade. Entendo que pousar em Duna "na raça" é muito mais gratificante que assistir o "computador" fazendo isso por mim com base em parâmetros pré-definidos.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que certas atividades espaciais deveriam render um "XP" que os Kerbals usariam para treinar uma AI - assim cada "módulo" do MechJeb seria uma nova habilidade.

Por exemplo, depois de fazer muitas orbitas de diversos formatos e altitudes eu liberaria o módulo de decolagem.

Depois de conseguir X acoplamentos com sucesso - auto docking!

Fazer X tranferências de Hohmann... Libera o modulo da manobra.

Assim teria uma outra arvore, a de manobras orbitais, que liberam os módulos do computador de voo avançado dos kerbals.

E o computador poderia falhar as vezes - de propósito - pra gerar missões de resgate ou forçar a missão a ser manual "old school".

E não, não acho que mods são cheats nesse jogo, nem mesmo depois de lançado.

Eu gosto muito do MechJeb, mas estou me divertindo ao tentar jogar o modo carreira puro.

Link to comment
Share on other sites

Dependendo do que se vai fazer com os mods pode ser considerado cheating, ou não. Por exemplo, eu utilizo o Remote Tech, e para quem não conhece faço uma pequena apresentação. É um mod que introduz no jogo toda a mecânica necessária às comunicações e as antenas (que até há pouco tempo eram inúteis) passam a desempenhar a sua verdadeira função. Sem elas nenhuma missão não-tripulada irá descolar de Kerbin porque simplesmente não existe a comunicação entre o Centro e a nave. Como eu jogo ksp de uma forma bastante séria e nunca arrisco a vida dos meus kerbonautas, sempre que possível uso naves não-tripuladas mas como uso o Remote Tech nunca consegui ir muito longe (além do alcance da antena do Centro). Portanto, a minha primeira missão foi tripulada e o objectivo foi colocar em orbita o primeiro de muitos satélite que viria a formar a minha rede de comunicações. Neste momento tenho 3 satelites de comunicação em orbita geosincrona de kerbin, uma base de comunicaçoes fixa aterrada na mun, 3 satelites de comunicação na orbita da mun, uma base de comunicaçoes fixa aterrada em minmus, e 3 satelites de comunicação na orbita de minmus. Só agora é que estabeleci a cobertura total destes 3 "planetas" e só agora é que posso enviar missões não tripuladas sem preocupações. Resumindo, dependendo do mod que estejamos a utilizar podemos ser ajudados ou, pelo contrário, dificultados e por isso não se pode dizer que seja cheating.

Link to comment
Share on other sites

Algo que aprendi mestrando RPG (e é a regra de ouro de Game Design): Diversão é a unica regra que vc precisa seguir a risca.

Se o jogador acha divertido programar um piloto automatico, apertar um botão, e ver a nave automaticamente pousar em Duna, ótimo.

Se ele prefere guiar na mão, sem usar Time Compression, nem nenhum mod, ótimo.

Entendo a critica do Solon (especialmente a analogia da F1), e concordaria que mods é cheating, se o game fosse multiplayer. Como é single, acho que não tem problema. O importante é se divertir.

(E ate mesmo no modo MP, mods poderiam ser usados... Counter-Strike e Team Fortress nasceram como um mod =D, basta todos usarem o mesmo mod).

E korolev, eu acho q vi em algum roadmap dos Devs, algo sobre treino de kerbals (por isso q criaram o Astronault Center), imagino que seja para automatizar algumas coisas. Depois procuro melhor... Já a ideia de falhas, eu acho otima --> Apollo 13 anyone?

Link to comment
Share on other sites

FrostOmega, na verdade a minha intenção não foi uma crítica, mas a construção de uma idéia em conjunto. Como já mencionado no primeiro post desse tópico, e por você, o KSP ainda é um jogo "individual" e não tem multiplayer, nesse caso, como muito bem colocado por você: o importante é a diversão. Se alguém uso o Mod para facilitar a própria vida no jogo estaria "cheatando" a si prório, e se ele estiver bem com isso... ótimo.

No caso do CS, o mod serviu como uma alteração completa do propósito do jogo, não como um recurso adicional para facilitar ao jogador a conquista dos objetivos do jogo.

O Daniel345 me passou um link com o roadmap de KSP, ainda que não possamos acreditar que tudo lá seja efetivamente implementado. Há um tópico interessante de um tal de KasperVld que diz o que não se deve pedir ao DevTeam, seja pq já planejam implementar e NÃO IRÃO implementar.

Segundo o wiki do Kerbal, há indícios fortes de que realmente não seja implementado os seguintes recursos até a versão final do KSP:

  • Steam achievements (Para mim, tanto faz...)
  • Multiplayer (Que pena!) ;.;
  • Autopilot Systems (Poxa, já era os planos do MechJeb embutido, será?) ;.;
  • Weapons or military features (Concordo, foge do propósito do jogo)
  • Alien civilizations (Interessante mas tbm foge do propósito do jogo, começa a virar um Spore da vida)
  • Terraforming (Também acho que n tem nada a ver com o jogo você "construir" um planeta, Spore total. Talvez encontrar um planeta em fase de formação seria legal)
  • Realistically sized celestial bodies (Haja PC para calcular a física do jogo, concordo que fique de fora)
  • Conversion to a different game engine (Não vejo necessidade)

Dentre os pedidos interessantes, achei:

  • Faster than light travel (f u c k yeah!!! hehe)
  • Resource mining (Bem legal, vem acalhar com esse negócio de pesquisa para ganhar pontos de Science)
  • Oceanic exploration (+/- né)
  • Reentry heat (Com certeza, já perdeu a graça fazer a reentrada na atmosfera sem o desafio de manter a cápsula na angulação correta) :D
  • Robotics / mechanics (Seria legal para reparar satélites ou manutenção de bases especiais, não sei até que ponto poderia ser útil)
  • New stars, planets, moons and asteroids (com certeza!)
  • More easter eggs (SIM!)
  • Enhanced IVA / moving around in stations or rockets (Isso seria bem legal)
  • Autopilots (O famoso MechJeb embutido) :confused:
  • More functionality for satellites (Pois é, até agora colocar um satélite em órbita não tem utilidade) :)
  • Random failures / malfunctions (Indispensável!) :confused:
  • Personalised Kerbals (Mais um mimo né?)

Link to comment
Share on other sites

Grande parte das coisas q eles não vão implementar é por limitação da ferramenta, da tecnologia, ou pq não cabe no design do jogo. E o resource Mining em algum lugar ja comentaram que seria implementado, mas vai saber quando...

Link to comment
Share on other sites

Grande parte das coisas q eles não vão implementar é por limitação da ferramenta, da tecnologia, ou pq não cabe no design do jogo. E o resource Mining em algum lugar ja comentaram que seria implementado, mas vai saber quando...

Certamente! Pensando em implementação, o resource mining é bem besta de se implementar, é só uma opção a mais no menu do bto direito do mouse = igual ao de pegar amostra do solo com um Kerbal. Bem que eles podiam fazer uma animação do Kerbal pegando uma amostra do solo.

Edited by SoloN-BR
Erro de digitação. Duh!
Link to comment
Share on other sites

Solon. Não é só isso.

Pelo contrário, tem os mapas de onde tem minério, quantidades, tipos diferentes, como se extrai, o que se pode fazer com cada tipo de extração, quais tipos de conversores, partes novas, etc, etc, etc.

Só tendo uma passagem na programação para saber que não é só isso.

Pega por exemplo o Kethane, quantos updates para chegar onde está, e mesmo assim ainda nem chegou lá.

O Squad tem o hábito de fazer com detalhes equilibrados de acordo com a idéia que tem do jogo.

Até afinar tudo isso...

Imagino que esse tipo de coleta de resources vem no próximo update, mas nem eles ainda sabem o que realmente terá de novo.

Vamos torcer, pois estou adorando não precisar usar nenhum mod no modo carreira, adoraria ter o mechjeb, kethane, KAS e muitos outros funcionando de acordo com o Modo carreira, de preferência tudo vanilla.

Mas só o tempo dirá...

Link to comment
Share on other sites

Ja notou que até os mods 0.22 estão com um estilo bem Vanilla...

Eu uso o Proc fairing e o camera explorer e gostei do resultado...

Ah e o Science manager podia fazer parte do menu do Science complex.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que venho me perguntando desde que vi esse anuncio de que não irão colocar "civilizações alienígenas" é até onde este conceito se aplica? pois seria muito legal encontrar um planeta habitado que fosse por animais ou mesmo plantas, ainda mais quando implementarem o FTL..

mas quanto a pergunta do tópico eu penso o seguinte: Depende do mod. tem mods que são puro cheat (enterprise lol) outros que até tornam o jogo mais difícil como aquele citado (remote control algo assim), e outros que são digamos diferentes.. modificam a experiência de jogo dando vantagens que vem com responsabilidades (kethane)

Link to comment
Share on other sites

Solon. Não é só isso.

Pelo contrário, tem os mapas de onde tem minério, quantidades, tipos diferentes, como se extrai, o que se pode fazer com cada tipo de extração, quais tipos de conversores, partes novas, etc, etc, etc.

Só tendo uma passagem na programação para saber que não é só isso.

Pega por exemplo o Kethane, quantos updates para chegar onde está, e mesmo assim ainda nem chegou lá.

O Squad tem o hábito de fazer com detalhes equilibrados de acordo com a idéia que tem do jogo.

Até afinar tudo isso...

Imagino que esse tipo de coleta de resources vem no próximo update, mas nem eles ainda sabem o que realmente terá de novo.

Vamos torcer, pois estou adorando não precisar usar nenhum mod no modo carreira, adoraria ter o mechjeb, kethane, KAS e muitos outros funcionando de acordo com o Modo carreira, de preferência tudo vanilla.

Mas só o tempo dirá...

Verdade Climberfx, não havia pensado nessa trabalheira toda do mapeamento da superfície. É semelhante ao trabalho que eles tiveram com o Bioma para Kerbin e Mun, ainda não implementado nos outros planetas.

Link to comment
Share on other sites

E outra Solon-BR tem uma questão mais importante (e mais dificil) do que a implementação: O objetivo de colocar resource mining. Atualmente não temos custo nenhum pra construir as coisas, lançar e etc. Se o resource mining fosse, como o Kethane, só para gerar combustivel, bastava a Squad integrar o mod (coisa q eles ate podem fazer de uma maneira ou de outra).

Antes (ou junto) da mineração, iriamos precisar de um objetivo pra esse mineiro.

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...