Jump to content

Tutorial sobre DeltaV e TWR para "dummies"


custume

Recommended Posts

Ola a todos, quero deixar aqui um mini tut sobre como entender de um modo simples o que querem dizer com o delta V e TWR.

Tradução thrust-to-weight ratio (TWR) = Rácio entre a potencia e o peso.

Tradução Change in velocity (Delta-V) = força total para alterar velocidade, mais á frente eu explico melhor.

Atmo = dentro da atmosfera / Vac = em Vacum (no espaço)

O TWR é basicamente a força contraria que aquele estagio ou nave consegue produzir contra a gravidade de um objecto, neste caso vou mostrar Kerbin mas o mesmo se aplica a qualquer objecto no espaço seja ele planeta, lua ou asteroide/nave, o TWR também dá para ver qual a força que será exercida na nave (G´s), por exemplo um TWR de 4.00 vai provocar 3 G´s de força contraria (devido ao planeta produzir 1G cancela ou tira 1.00 ao TWR (no caso de kerbin outras luas ou planetas podem exercer mais ou menos força).

Quanto mais TWR melhor para sair da gravidade de um planeta/lua, mas como disse muito TWR e vão criar muitos G´s e a nave parte-se toda a meio caminho, pouco TWR e a nave não levanta do chão porque não tem força contraria suficiente para vencer a gravidade.

Delta V é basicamente a quantidade de tempo/velocidade que podem tirar daquele estagio ou nave em termos de potencia, por exemplo um Delta V de 2000 vai dar á nave 2000 Metros por segundo ou X minutos/segundos de força.

Para chegar por exemplo a Mun precisam de vencer a gravidade de kerbin (TWR) durante X tempo (Delta V) para conseguir sair de kerbin, depois para chegar a Mun precisam de mais X de Delta V para aterrar pois no espaço a gravidade dos objectos é mínima só o Delta V é que importa e depois á que vencer a gravidade da Mun, embora seja pouca (TWR deve ser alto) á que ter Delta V suficiente (tempo de queima) para aterrar sem fazer um buraco no chão.

1º Imagem:

kffghfhgf.jpg

Como podem ver na imagem eu estou a usar o mod MJ para vos mostrar o TWR e o Delta V.

Aqui está algo simples que podem fazer logo ao principio da campanha.

No quadro acima está os números de cada estagio de lançamento, o numero 4 não existe (é só para propósitos de lançamento).

Como podem ver tenho 3 rockets sólidos e um liquido, algo básico que chega a Minmus (e deve conseguir aterrar mas não volta).

Cada 1 destes rockets sólidos dão força suficiente para conseguirem levantar, o numero 3 tem 1.82 de TWR e um Delta V de 1632 (ATM), quer dizer que vai ter + 0.82 de força contra a gravidade e vai produzir 1632 Mps, isto pode não parecer muito mas é o suficiente para chegar + ou - a meio da subida, pois é necessário cerca de 2600 a 3000 (mais coisa menos coisa) para sair de Kerbin e estar em orbita, podem ver os números certos em mapas que estão no fórum sobre distancias dos vários planetas.

Vendo as contas de TWR e Delta V esta nave deve ligar o motor liquido já a em orbita da Mun (ou quase) não tenho aqui os números certos mas deve ser quase isso, mas para a explicação não interessa.

Deixo aqui uma explicação simples de como funciona uma das coisas principais de saber, para não deixar Kerman´s perdidos no espaço ou residentes em alguma lua.

Podem deixar sugestões ou extras, também algum erro que possa ter.

Cumprimentos a todos

Custume

Edited by custume
Link to comment
Share on other sites

Meu, mas com esses solid fuel ai, teu modulo vai é ser lançado para a lua já direto.

Sobra dV para entrar em orbita, e como tu não pode desligar, acaba em uma orbita super alta, e se errar a trajetória, ichi...

:D

Link to comment
Share on other sites

:D Sim é verdade , mas não era a ideia explicar como fazer uma nave, mas se saires dentro da janela certa e apontares logo direitinho á lua , deves conseguir aterrar e tudo (pode ser alguns K dentro da lua mas prontos) lol. Edited by Climberfx
Link to comment
Share on other sites

Eu sei Custume. Demais, te garanto que muita gente vai achar útil. Temos novos navegantes sempre pipocando por ai.

Te dou a maior força nos tutoriais!

Parabéns pela iniciativa.

;)

Link to comment
Share on other sites

Eu sei Custume. Demais, te garanto que muita gente vai achar útil. Temos novos navegantes sempre pipocando por ai.

Te dou a maior força nos tutoriais!

Parabéns pela iniciativa.

;)

Sabes devias de criar um sub directorio na secçao de portugues para meter lá tutoriais, assim ninguem os perdia e metia-se metos post (sticker)

Mas se tiveres outra ideia , força

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...