Jump to content

Curiosidades da Ciência


Climberfx

Recommended Posts

Tomem cuidado pra não sair do tópico.

Percebo muitos equívocos sobre o método científico em geral.

Começei a escrever um texto resumido sobre como ele funciona, mas enquanto buscava algumas fontes achei facilmente um documento bem interessante e completo.

Então, para não ter o problema de confiança/credenciais minhas, aqui está um documento da Unicamp bem simples de ser entendido sobre o método:

http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf

Recomendo a todos lerem ao menos o capítulo introdutório.

E aqui um diagrama simplificado de como funciona o método para melhor entendimento:

metodo-cientifico-21.gif

Após a etapa de "Relatório com resultados", dada que a hipótese é verdadeira, o relatório segue para publicação em revista científica como teoria científica.

Diferente de uma hipótese (elipse amarela), a teoria científica é uma etapa onde a hipótese já foi provada integralmente para determinado comportamento analizado.

Uma maneira simples de pensar sobre o método científico é o seguinte:

Sempre que uma hipótese é levantada, serão desenvolvidos testes que buscam provar que a hipótese está errada.

A falha dos testes em provar que a hipótese está errada reenforçam a afirmação de que ela é verdadeira.

Por verdadeira diz-se válida dentro do escopo dos testes realizados.

É por isso que as equações de Newton da mecânica básica não estão necessariamente erradas, elas descrevem com acurácia o comportamento de corpos dadas as condições em que são válidas, dado que em tais condições outros efeitos descritos por outras teorias ou ainda não conhecidos são desprezíveis.

E é por isso também que a teoria da relatividade de Einsten dificilmente terá alguma falha, bem como as 4 equações do eletromagnetismo de Maxwell, pois já foram colocadas sobre incontáveis testes e até agora nunca falharam em nenhum deles sequer.

A constante busca da ciência em provar que alguma hipótese é falha não é um caráter auto-destrutivo, mas sim necessária para manter a validade do conhecimento humano.

Você tomaria um remédio desconhecido que não passou por testes científicos para provar sua eficácia, ainda por cima podendo causar danos à sua saúde?

Se você tem um sonho, a única maneira de ele ser realizado é através do desenvolvimento da tecnologia que se baseia no conhecimento humano, que segue o método científico.

Se quiser realizar o seu sonho, o primeiro passo é estudar para adquirir conhecimento científico e desenvolver a tecnologia necessária pra tornar o seu sonho possível, não existe outra forma, nem fórmulas mágicas, é assim que é.

Sobre tecnologias inovadoras, uma vez criaram um dispositivo baseado em conceitos quânticos capaz de gerar ondas eletromagnéticas no comprimento de onda da luz visível que apresenta um consumo absurdamente baixo de potência, atíssima eficiência, extremamente versátil e de fácil manipulação.

Pelo visto não foram descartados pela sua absurda eficiência e durabilidade, pois estamos rodeados deles.

Edited by tetryds
Link to comment
Share on other sites

Agora que todos já tiveram a chance de conhecer melhor como funciona a ciência aqui está um motor, esse sim revolucionário, que está sendo testado pela NASA.

http://nextbigfuture.com/2015/02/update-on-emdrive-work-at-nasa.html?m=1

Perceba a quantia de links e referências, gráficos e como a linguagem se refere à tecnologia de uma forma completamente hipotética, sem dar certeza de muita coisa.

Também note as imagens de um laboratório real, completamente limpo e impecável, essencial para testes de uma tecnologia dessas.

Também perceba quão pequenos são os dados, micronewtons...

É assim que se nota a seriedade de um artigo.

E quem testa a tecnologia é a NASA, mesmo depois de os chineses terem reportado os resultados.

Ou seja, a NASA duvidou, replicou e deu certo!

Link to comment
Share on other sites

Ponto de fusão do cobre é baixo, veja o do Tungstênio!

Isso sem falar em materiais desenvolvidos especialmente pra suportar altas temperaturas, mesmo que por um tempo limitado.

perceba que as formas são todas feitas de cerâmica, cerâmicas tendem a suportar muito bem o calor.

Não estou falando apenas de cerâmicas especiais, fica pra você descobrir quanto suporta uma telha ou um tijolo.

*Não precisa censurar o símbolo atômico do cobre

Link to comment
Share on other sites

depende do motor... ja q a maioria usam combustiveis em forma liquida, q em temperatura ambiente são gases, a temperatura deles é muito baixa, LOX por exemplo... é coisa de -183°C, ja reparou q os motores de foguete em um tubo q passa ao redor to cone de escape? aquilo ali é pra pre-aquecer o combustivel, pq se for injetado direto, a combustão é fraca e perde eficiencia... e isso tb ajuda a manter a temperatura do cone abaixo do ponto de fusão...

Tem um motor russo, q a Orbital Science usa uma versão baseada nele, usa LOX e Querosene... como ele só possui o LOX pra resfriar o motor, ele trabalha a temperaturas muito altas, é bem eficiente, é o motor de foguete mais eficiente atualmente, mas é muito mais suscetivel a problemas de superaquecimento...

Edited by luizopiloto
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Nossa o fórum voltou O_O

Eu acho a ISS muito bonita,e no futuro acredito que também possamos construir uma ISS lunar,com naves que possam descer até a lua e voltar para a estação,é claro que isso demoraria muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito,muito, mesmo (tipo,quando eu tiver uns 70 anos).

E eu também não gosto (é a minha opinião!) dos designes de naves futuristas estranhamente estranhas (no KSP,B9 é a treva).Eu prefiro coisas mais "terra",construir aviões e naves com peças em réplicas normais,tipo um Boeing 747 ou a própria ISS,e também não gosto de carros exageradamente tunados.

Mais voltando ao principal,não vão adicionar mais nada a ISS??? :(

Link to comment
Share on other sites

Algum de vocês já ouviu falar daquele Keshe e sua "Keshe Foundation". Ele alega ter entendido de uma vez por todas como a gravidade e o magnetismo funciona, dizendo que arrumou formas de criar coisas anti-gravitacionais, energia infinita, motores de dobra, bla bla bla, e que quer repassar esse conhecimento pro resto do mundo por meio do instituto dele lá.

Eu acompanho o "trabalho" dele há uns 2 anos, e ele faz palestras direto e talz, já mostrou de forma simples como qualquer pessoa pode fazer "plasma frio" numa garrafinha de refrigerante pra gerar eletricidade infinitamente, e de fato, tem outros vídeos de pessoas seguindo esse tutorial dele.

Mas enfim.... depois de um tempo, aquilo tudo tá me cheirando apenas a uma farsa.

O que vcs acham? Já ouviram falar dele?

- - - Updated - - -

Link to comment
Share on other sites

É claro que é falso, imagine td mundo com um garrafa de plasma em casa, a taxa de mortalidade iria subir em 785%. Bem acho que depende da temperatura do plasma, vi uma vez que da para vc tocar em plasma em altas temperaturas (2000º) se suas moléculas estiverem suficientemente afastadas. Ou sera que era Neon??

O problema é o seguinte a gravidade só atrai, diferente da eletrostática que pode tanto repelir qnt atrair a gravidade só funciona em uma direção e ela só puxa. Bem, talvez seja possível no futuro nos descobrirmos um material que repila a gravidade ( energia escura talvez? ) E talvez la seja possível fazer um carro que levita. ( é possível hoje, mas vc precisaria de estradas de ferro e ima super poderosos ) O problema aqui é que essa área é muito pouco explorada por nos. Somente agr conseguimos fazer um skate que flutua e msm assim ele só funfa em rampas de metal, nos ainda estamos dando os primeiros passos em direção a essa tecnologia. A pergunta aqui é: Já que o universo e controlado pelas leis da atração e repulsão, qnt mais explorarmos essa área mais poderosos ficaremos?

Edited by Gustavo6496
Link to comment
Share on other sites

Eu iria dizer que é praticamente impossível isso ser verdade do jeito que está ali, etc.

Mas, o Gustavo já disse tudo :)

Ainda estamos bem longe de interrelacionar esses dois ramos da física, isso vai ser um processo bem demorado e complexo, espero que um dia consigamos.

Sobre o plasma, não tem tanta coisa especial assim sobre ele, não nesse aspecto.

Corta uma uva e põe no microondas se quiser ver plasma, mas lembre-se de colocar dentro de um copo de vidro e desligar o microondas não muito tempo depois de o plasma acender.

Ou seja, só faça isso com a ajuda de um adulto.

Ou veja esse video (recomendo ver o vídeo ao invés de fazer por conta própria): https://youtu.be/0i2lhO3bSjQ

Edit: relembrando, isso pode estragar o seu microondas ou botar fogo na sua casa, não faça isso sem a supervisão de um adulto! E não deixe o microondas ligado por mais de 6 segundos.

Edited by tetryds
Link to comment
Share on other sites

Mais o quem tem na uva para ela fazer isso?

Basicamente a casca exposta da uva vira uma antena dielétrica concentrado as linhas de campo elétrico ao longo de seu eixo. Isto gera uma diferença de potencial da ordem de 3000 v.

Após certo tempo, o ar da região próxima a esta casca atinge uma temperatura tão alta que ioniza-se, ou seja, vai para o estado de plasma.

Link to comment
Share on other sites

.... Pois é, quando eu soube dele, eu sabia pouco de ciência e acreditei quase de cara. Depois aprendi mais (e vi a enrolação deles) e fiquei mais cético, mas o tempo passou, e agora eu estou cético quanto ao meu ceticismo kkk

Porque tipo, eles parecem estar investindo bastante em algo que não daria futuro, sempre mostrando oficinas, dizendo que paga passagens pra outras pessoas irem até lá aprender antes que alguém assassine ele e o conhecimento se perca (sim, essa história de conspiração também me irrita)... Enfim, não parece muito condizente com atitude de charlatão.

Pelo que eu andei vendo, tudo era questão de reentender como a matéria funciona, e daí aprender de forma menos complexa de como a gravidade funciona.

E bom, quanto ao plasma, diz ele que é um plasma que funciona em pressão e temperatura ambiente. A princípio, eu achei um absurdo também. Mas se você parar pra pensar, existem estados da matéria em casos bem estranhos de se ver, tal como aqueles vídeos onde eles fazem gelo em pressão ambiente esquentar a ponto de ficar incandescente e mesmo assim evaporar devagarinho e mal derretia também, então.....

Eu to com uma pulga atrás da orelha, achando difícil acreditar, mas torcendo pra ser verdade.

- - - Updated - - -

Lembrando que, existem muitos e muitos relatos de OVNIS que não se comporta como nenhuma de nossas aeronaves conhecidas. Eu costumava a pensar que era palhaçada e tudo mais, mas depois de milhares de vídeos, e milhões de relatos ao redor do mundo, eu comecei a achar que era idiotice da minha parte não levar em consideração. Quer dizer que eu acredito em aliens na terra? Não sei, acho extremamente difícil. Mas o que eu quero dizer É: A tecnologia sendo humana ou não, ela existe, e provavelmente existe bem antes da física de campo avançar como está hoje. Talvez alguém não afiliado a ninguém tenha descoberto hoje....

Link to comment
Share on other sites

Seria muita burrice acreditar que apenas o nosso planeta, dentro de quadrilhões de muitos outros, possui vida igual aqui. Quando digo igual aqui, é a base de carbono. Nunca vi uma pedra ter vida, mas sabe-se lá em outros confins isto possa ser possível. Então pré supondo que toda vida é semelhante a nossa, não me espantaria alguns aliens observando o nosso planeta, pra ver se o povo não tá "fazendo caca". Não precisamos ir muito longe, na Bíblia mesmo diz que Jesus ascendeu aos céus. E se fosse um alienígena, depois do recado dado, voltando pra casa?

Alguém assistiu o último Jornada nas Estrelas? Logo no início? Psé, penso que seria por aí... kkkkk

Edit: Mas acho que nós, com a tecnologia e aprendizado atual não seríamos capazes de detectar tais interferências ou monitoramento. Chupa cabra, alienígenas sobrevoando e desaparecendo do nada, para mim são contos ou nego querendo aparecer. Seria igual a nós querermos nos familiarizar com o mundo das formigas, estamos anos luz em raciocínio. Então não seria difícil monitorá-las sem que elas percebam. Isso já acontece com fazendas de formigas em "vidro".

[]'s

Edited by Phoenyx
Link to comment
Share on other sites

É claro que vida alienígena exite e muitos milhares ou milhões de planetas terão vida em nossa galaxia, mas vida inteligente é outra historia, claro que ela existe, mas tem um porem. Creio eu que a vida inteligente é muito escassa, quase que inexistente, acho que deve ter umas 40 raças na nossa galaxia nos incluindo . Porque eu acho isso?? Por causa dos crocodilos. Tem uma coisa no crocodilo, eles estão aqui a milhões de anos e nunca mudarão muito. Isso nos da uma visão triste sobre a natureza. Ela evolui para vc sobreviver, não para vc ficar inteligente. Uma raça inteligente é contra a corrente, ela é uma deficiência na evolução, ela deixa de evoluir fisicamente para evoluir mentalmente. Nao era para nos existirmos, era para nos estarmos mais ou menos iguais aos chimpanzés. Mas algo afeta essas especies faz elas ficarem inteligentes como a nossa, mudança climática? falta de alimentos? Seja oque for esse evento ele da origem a cadeia de evolução de uma especie inteligente.

Outro ponto tem de entrar em questão ai, eu disse umas 40 raças inteligentes, mas eu quis dizer 40 que conseguiram sair do seu sistema solar sem morrer antes. É interessante vc pensar nesse assunto, mas de todas as especies inteligentes que surgirem apenas algumas vão evoluir para onde nos estamos e menos ainda vão conseguir sair de seu sistema. A maioria sera extinta antes de descobrirem a agricultura ( essencial para a criação de cidades ), outras apos a descoberta da fissão, outras terão planetas com recursos escaços e não poderão avançar mais do que algumas eras, outras serão dizimadas por doenças ou eventos naturais. Outras podem evoluir cedo demais e podem destruir seu planeta com as industrias. Outras evoluirão a ponto de criarem uma I.A, mas serão extintas por sua propiá criação. Mas se essa especie nascer em um planeta com recursos abundantes e a balança tender a favor dela, ela conseguira sobreviver para explorar as estrelas, e qnd ela chegar a esse ponto nada pode parar ela. Tenho certeza que essas especies virarão a raça Q antes do universo acabar.

Eu acho que raças visitam nosso planeta, como uma informação, tipo "Vá ate o sistema sol, e então siga em direção ao sistema terciário de estrelas mais próximo..." Ou nossa raça seja tao diferente que elas fiquem nos observando " esses humanos são um perigo imagine eles evoluírem ate o nosso estagio tecnológico, temos que garantir que quando eles tiverem essa tecnologia eles sejam mais pacíficos ", ou ate msm como uma confusão " nossa nave ta com pouco combustível oque faremos? -Ei espere, tem um planeta emitindo sinais de radio próximo a nos. -O não são uma especie pouco avançada, felizmente tem um centro de observação da federação nesse sistema".

Fique ai meu pensamento para vcs.:). Avaliem meu texto de 1 a 10 é que eu vou fazer o Enem esse ano e quero ver como eu esta indo meu resumo.

Edited by Gustavo6496
Corrigindo alguns erros
Link to comment
Share on other sites

Seu texto está 10 Gustavo,eu até já ouvir falar que os alienígenas ficam aparecendo pela terra "com medo dos humanos com suas bombas nucleares",e ser os humanos evoluir,provavelmente vão começar a destruir planetas,luas,sistemas estrelares,galáxias,grupo local de galaxias,superaglomerado local e por fim o universo observável.

Link to comment
Share on other sites

Há cientistas que dizem que vida fora da terra seria praticamente impossivel, eles dizem que os eventos que levaram a criação da vida em nosso planeta são tão raros, que a chance de ocorrerem em outro lugar, faz com que a repetição de tal fenômeno seja praticamente impossível de acontecer. A vida aqui só se desenvolveu porque nosso planeta está a uma distância exata do Sol, existe um planeta grande na vizinhança, que nos protege de meteoros, e o meio ambiente possui tudo que é necessário para gerar vida, inclusive uma grande estabilidade climática.

E ainda segundo o paradoxo de Fermi a vida nada mais é que um conjunto de reações químicas, que usa os elementos mais comuns encontrados por aí. Então, se a vida deveria existir em vários lugares, mas não é encontrada, talvez ela de fato exista, porém uma barreira não a deixe florescer. A ideia, chamada de “A hipótese do Grande Filtroâ€Â, diz que todas as civilizações avançadas o bastante para viajarem ou mandarem mensagens para longe no espaço, acabam sendo exterminadas por sua própria tecnologia ou mesmo por desastres naturais e segundo teorias matemáticas, como a Percolação aplicada ao Paradoxo de Fermi, a distribuição de vida em nosso Universo poderia ser bem desparelha, o que criaria grandes chances de termos civilizações galácticas, enquanto outras regiões, como o nosso caso, viveriam isoladas em um local sem amigos por perto.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com você, Ricardo.... E eu até acho que deve sim ter outras espécies inteligentes por aí a fora, mas acho difícil na nossa galáxia, por isso, talvez nunca possamos encontrá-los.

Mas agora, vendo uma outra questão.... Por que sempre quando pensamos em outras espécies inteligentes, pensamos nelas como mais evoluídas? Afinal... teria que ter uma primeira espécie a conseguir sair do planeta, e já pararam pra pensar que talvez essa primeira, seja nós mesmos? Tem essa chance também...

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...