Jump to content

Velocidade Ideal para decolagem para orbita

Recommended Posts

Ola galera, sou novo aki e venho acompanhando o KSP desda 0.23 e agora com a 1.0.2 fico mais legal de jogar pelo sistema de carreira esta completo e sem bug... decidi então começar a investir um pouco mais de tempo no jogo...

minha duvida ta sendo uma velocidade ideal para ganhar da gravidade e não ser atrapalhado pela velocidade terminal da atmosfera..

vi em uns sites gringos que falam pra seguir rigorosamente a tabela de velocidade terminal da wiki, mas notei que a gravidade gosta mais de mim e não deixa eu subir em paz...

link da wiki ksp: http://wiki.kerbalspaceprogram.com/wiki/Kerbin/pt

notei que se chegar o mais rapido aos 200m/s e depois tentar manter até uns 10km de altura depois até uns 12km a 300m/s e depois aumentar no max até chegar em suborbital. essa foi a maneira mais eficiente que achei.

alguem pode me explicar se estou fazendo certo ou no que estou errando?

Qualquer foguete com TWR maior que 1 ira voar. Se o TWR não for suficiente ele não vai sair do chão. Recomendo baixar o engineer redux , ele permitira que voce veja o TWR de seu foguete sem vc ficar testando ele.

Bonus: Delta V para Entrar em orbita de kerbin 4000.

EDIT:

pjhOnDB.jpg

O ER vai adicionar esse menu que vc esta vendo na minha foto. No topo do menu vc tem as informações do seu foguete TWR, Delta V etc.

Edited by Gustavo6496

que top essa ferramenta Gustavo... achei esse link http://deltavmap.com/ que vai ajudar pra caramba... nunca mais vo ter fazer tentativa e erro umas 200x

mas ai vem a questão... você falou que o Delta V de kerbin é 4000 outro lugares achei 4500, mas não consegui fazer orbita a 75k com menos de 4700 =/

to errando em aceleração? a curva orbital começo a fazer a 10,000km a 90° com inclinação 50 pelo navball, paro aos 75,000 e coloco o navball em 90°/0 e acelero tudo até orbitar, mas isso só consegui com o delta V maior que 4700

o duro que vo tentar ver videos e só gente fazendo zueira ou mal montando uma nave que já consegui ir pra Lua só pra orbitar a 90km

eu recomendo manter um velocidade abaixo da do som....

é fácil de nota-la, um vez que seu foguete deve começar a "soltar vapor"

o medidor de Força G também ajuda, quando você desligar os motores, não deve subir acima do verde.

ou você estará perdendo velocidade para a atmosfera.

por outro lado, alcançar velocidade máxima perto do solo é mais eficiente.

e lembre-se que de nunca fazer Drift com foguetes.

minha recomendação? Relação peso propulsão de 1,8 é um boa escolha, a passo que qualquer coisa acima de 3 é um completo exagero.

agora a altitude ideia para a virada? se não me engano entre 16 KM e 20 KM é um bom ponto.

mantenha a sua apoapsis acima de 55 KM e abaixo de 70 KM, até você fazer a manobra de inserção, ai na de circulação você passa da apoapsis.

é mais eficiente passar da apoapsis, pois é possível circular usando menos Deltav.

no mundo real a manobra final acontece depois da apoapsis, é necessária menos correções para obter um orbita circular.

A tabela do wiki está desatualizada, pois a atmosfera foi completamente remodelada.

Recomendo virar 5 graus quando chegar em 10km de altitude, e ir aumentando conforme sobe, terminando em cerca de 50 graus em aproximadamente 45km.

Antigamente o TWR tinha que ser mais baixo pra não perder energia com um arrasto absurdo, mas agora é importante um TWR maior.

A velocidade terminal é muito mais alta.

Recomendo sair com boosters com um TWR entre 1.8 e 2.6 até atingir 400m/s, aí mantenha um TWR entre 1.3 e 1.4, ele vai aumentando conforme você sobe e a atmosfera fica mais rarefeita.

Quebrar a barreira do som vai aumentar o arrasto, mas lembre-se de que são foguetes, a veloidade terminal é muito maior do que a do som não se preocupe muito com isso.

A curva perfeita pra subida depende do design, principalmente a área do foguete e o TWR.

Recomendo fazer foguetes compridos e finos, eles são mais eficientes.

Uma coisa que eu gostei da nova versão é que você pode fazer isso de muitas maneiras diferentes e chegar no mesmo resultado, interessante ver os métodos das outras pessoas :)

Ahh, e o DeltaV pra entrar em órbita em Kerbin não é mais 4500m/s, é aproximadamente 4100m/s, variando entre 3800m/s e 4400m/s.

Já vi gente fazendo com 3400m/s antes da 1.0.1.

Edited by tetryds

consegui uma vez chegar em orbita com delta V a 4000, mas ai não consegui mais, mas to treinando e quase conseguindo denovo.

to deixando o twr em media de 2.00 e fazendo a manobra orbital bem "divagarzinho", antes cegava a 10km eu virava pro 50 direto, as vezes dava até air brake =P(agora q fui perceber)

imagem do feito e de uma duvida.....

3it3OXZ.jpg

oz youkofoxy falou que tem que fazer a manobra depois do apoapsis, eu geralmente tava chegando emcima do apoapsis e acelerava tudo e ficava controlando pra nave não sair do apoapsis, no certo então a nave tem que ficar onde marquei o circulo vermelho? e controlar pra ficar ali?

desculpa não ter respondido antes, eu vi o comentario ontem, mas queria fazer o maximo de testes antes de encher de pergunta aki! ^^

Eu sempre faço antes do Apogeu, e sempre gasto 4000 Dv, Sempre fico de olho no menu que informa a altura do Apogeu, porque eu nunca deixo ele passar de 70.000. Eu já faço a curva orbital na atmosfera. Qnd o Apogeu chega a 70.000 eu desligo os motores e alinho o bico dependendo da circunstancias, porque como tetryds disse cada foguete se comporta de maneira diferente. Então eu espero faltar 30 seg para atingir o Apogeu, então eu alinho o bico aos 90º e volto a acelerar, ( sempre faltando no máximo 30 seg para atingir o Apogeu, se vc acelerar faltando mais tempo o Apogeu ira começar a subir ) , isso impede que seu Apogeu aumente muito, e ao msm tempo aumenta o Perigeu, permitindo que vc faça uma orbita quase perfeita.

Qnd vc acelera depois do Apogeu vc perde o controle sobre ele e fica muito mais fácil sua orbita ficar elíptica, eu nunca conheci alguém que acelerasse depois do Apogeu. Vc vai aprender sozinho eu tbm acelerava depois do Apogeu, mas aos poucos eu fui aperfeiçoando minha técnica, e agr eu cheguei nessa formula.

É sempre interessante não começar a cair durante a manobra de inserção, passar do apoastro um pouco não tem problema, mas você vai perder energia pro arrasto gravitacional.

Diferente de uma outra manobra, na de inserção o ideal é terminar ela exatamente quando você atinge o apoastro, terminando numa órbita perfeitamente circular, mas é claro que nunca vai ficar perfeitamente circular.

E nem deve, os indicadores ficam loucos e os nós de manobra também.

Eu faço a inserção orbital sempre 20s antes do AP... mantenho a nave apontando prograde e controlo a potencia pra manter esses 20s. Quando chega a 1000m de circularizar a orbita eu uso RCS pra finalizar...

Eu ja gosto de chegar a uns 20 segundos pro apogeu e começar a queima de circulação. No meio dessa queima normalmente vai um estágio, aí depois desse estágio eu vou controlando com o foguete apontado pra cima ou pra baixo do prograde pra manter sempre em torno dos 1 a 5 segundos pro apoastro.

Testei aki e to conseguindo orbitar com ÃŽâ€v 4000 subindo até uns 10km com limite de 400m/s depois deixo o twr a 1.8 fazendo a curva orbital a 15km e terminando a 25km, isso logico com minha nave de testes =P

vi num video de um cara ai tb trajetorias com foguetes maiores e é quase a msm coisa.

muito ignorante!!!! Ri litros no desce e empurra, e não dei confiança nenhuma na hora!!! kkkkk

to inscrito lah... agora é aprender com o doido ai!! kkkk

tem algum material que possa ler pra poder ir pegando as manhas e a jogabilidade do jogo?

pensava que sabia bastante coisa do KSP ai do nada vi que não sei de nada =D

EDIT: sobre o apogeu fiz os teste (7 pra falar a verdade) tive melhor desempenho acelerando com do apogeu à 10seg antes de chegar nele e controlar até o periastro sair de orbita, consigui fazer orbitas circulares quase perfeitas com isso e economizando deltaV

Edited by M3rcurioX

• 1 month later...

O mech jeb tem uma função de "recorder", vc pode gravar as perdas por gravidade, arraste e manobras (gravity, drag and steering losses).

Só fuçar um pouco nas janelas do MJ que você encontra o delta-v utilizado.

Se você quer calcular com precisão o delta-v necessário, é.... complica um pouco

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.