Jump to content

A Estação Espacial Internacional, faz sombra visível sobre a Terra?


Climberfx

Recommended Posts

Gente, imagine caribe, sem nuvens e dia sol a pino, e ISS bem no meio disso.

Já senti nuvem passar por mim, avião,no caso estou falando da sombra, então, não acho que seria impossível de ser vista a olho nu, é muito maior que um avião. Eu diria um campo de futebol.

E a sombra é praticamente do mesmo tamanho que a estação.

Não creio que a difusão e atmosfera apagaria por completo um raio de luz a 90º, Ela ocorre em ângulos mais acentuados.

Perguntei tudo isso, pois estava vendo um documentário no Youtube que me pareceu ter essa sombra que eu to falando...

Mas, posso ter viajado.

:)

(A sombra da lua se chama eclipse solar e existe sim ;) , e também praticamente do tamanho dela mesma)

Link to comment
Share on other sites

Climb quando eu disse Lua, eu quis dizer caso ela orbita-se a Lua, acho que a sombra existiria, mas não seria perspetivável, tipo igual os planetas que giram ao redor das outras estrelas, eles geram um sombra, mas é muito pequena.

Link to comment
Share on other sites

A lua praticamente tapa o sol todo, todo o raio de convergência em uma certa região. Já a estação está longe da terra e é muito pequena (se comparada a corpos celestes). É como se tivéssemos uma sombra de mercúrio em um eclipse, o que não ocorre.

Link to comment
Share on other sites

Não gera sombra visível, o máximo que ela faz é diminuir a intensidade da luz do sol enquanto passa entre a terra e o sol, mas esse efeito é tão insignificante que não dá pra medir.

Esse efeito de "faint" gerado é um dos meios utilizados para encontrar planetas fora do sistema solar, quando eles passam na frente da estrela ela diminui o brilho.

Mas lembrando que mesmo assim diminui uma quantia muito baixa, são necessários vários testes para definir se é mesmo um planeta ou não.

É fácil imaginar esse efeito, basta acender a luz e projetar uma sombra na parede com a sua mão.

Aí afaste a mão da parede, a sombra vai ficar cada vez menos definida.

Link to comment
Share on other sites

A estação é grande, mas não tem um formato "sólido". Ela tapa pouco pra muito volume, por isso acredito q não dá pra ver sombra dela. Fica fácil da luz se dispersar pela atmosfera

- - - Updated - - -

gerar sombra ela até gera... mas a coisa passa a 27.600 km/h... não da pra ver... :P

Ah eh, ainda tem isso kkkk

Mesmo que a sombra fosse bem opaca e forte, duvido q alguém veria xD

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que ela fosse um painel de metal gigante não faria sombra visível, pra ter um tamanho em que a sombra fosse significativa ela ia ser tão grande que a órbita seria instável.

De noite é possível ver sim, mas de dia não.

Ah, isso sem nem contar com a atmosfera, ela só espalha mais ainda a luz.

Link to comment
Share on other sites

Gente, mesmo estando a 27 mil KM/h, isso é na circunferência, é menos no centro, onde a superfície da terra está mais perto. Com certeza isso ai deve diminuir para praticamente metade da velocidade ou algo do gênero.

Entendo que 14 mil KM/h ainda é muita coisa, rsrsrsrsrsr.

:D

Link to comment
Share on other sites

Outro detalhe, tu está vendo a sombra de dentro da estação, sobre o caribe, e com sol e estação a pino, sendo assim, o angulo de incidência da luz e da sombra e 90º, sendo assim, a refração e difração da atmosfera é mínima.

EDIT:

Aqui o vídeo trimado de outro do Youtube.

Edited by Climberfx
Link to comment
Share on other sites

Gerar sombra de tão longe é complicado.

Isso é por que o sol não está no infinito, ele tem um diâmetro considerável da terra.

Para gerar sombra, a ISS precisaria tampar completamente o sol no mínimo em um ponto específico.

Ou seja, seria mesmo um eclipse da ISS (aí já dá pra ver como não é tão simples).

Traçando um triângulo com a distância entre a terra e o sol e o diâmetro do sol, a ISS tem que ter um tamanho proporcional ou maior do que o tamanho proporcional do sol.

Ou seja, assumindo que a ISS é uma placa redonda alinhada:

Diâmetro da ISS/Distância da ISS

tem que ser maior ou igual a:

Diâmetro Sol/Distância terra-sol

Arredondando os valores, a nossa placa de ISS teria que ter aproximadamente 1,85km, tendo uma área de 2,73km^2 Para gerar a mínima sombra total sem contar difração ou refração.

Com uma área menor seria possível perceber algum efeito de escurecimento mas mesmo um eclipse parcial como o que teve aqui uns tempos atrás mal faz diferença, é igual se tivesse passado uma nuvem mesmo.

Então não, não é a sombra da ISS.

E se fosse, seria um borrão gigante.

Edited by tetryds
Link to comment
Share on other sites

Ainda acho que é um borrão gigante!

:P

Mas enfim, o post era pra isso mesmo. Provavelmente é um borrão na lente mesmo.

Edit:

Bom,ainda temos algumas dúvidas, certo? Eu ainda acho que pode sim ser a sombra. É difusa e pequena, e camera deve estar com um zoom parcial. Mas ninguém tem certeza, então, aqui vão mais dois vídeos, um do eclipse do Sol, onde verá a sombra da lua na terra do ponto de vista do espaço. E a outra é outro vídeo que acusa a sombra da ISS. E a sombra nesse novo vídeo é bem parecida com a que eu postei...

E ai?

Edited by Climberfx
Link to comment
Share on other sites

É sujeira na câmera. Como eu já havia dito, e o Tetryds tmb explanou, é impossível pelo tamanho da ISS e distância da Terra.

A luz irá emergir pelos lados e ocultar qualquer sombra visível.

Imagina vc olhando pro sol e tapando a luz com a mão. Agora imagina vc esticando a mão o mais longe possível, o sol irá começar a incomodar. Agora imagina sua mão a 100m de distância, não fará qualquer efeito contra o sol. É mais ou menos por aí.

Link to comment
Share on other sites

Vocês falam impossível, mas está lá!

Acho que cada um aqui pode sim explanar seu ponto de vista e é para isso mesmo que luz o post, mas ninguém aqui é Deus, nenhum de nós foi para a ISS, e muito menos viu a sombra do espaço ou da terra.

A questão é que está lá, em dois filmes, borrada, quase apagada, mas está lá. Pode ser sujeira de lente, mas ninguém tem certeza de nada, e quem diz que tem, é mais ignorante que quem sabe que pode ser outra coisa.

Ainda pus mais dois vídeos mostrando como é a sombra da lua, difusa, e o outro para mostrar mais um que parece ter visto a sombra.

Para mim ainda é a sombra. Aparadinha e difusa, mas qualquer um que preste atenção lá do espaço, poderia nos dizer com certeza.

Por hora deixo os vídeos para falar o que cada um quer ver.

;)

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...