Jump to content

A Estação Espacial Internacional, faz sombra visível sobre a Terra?

Climberfx

Recommended Posts

Mas a da lua visto da ISS ninguém contestou. O problema tá nestas imagens de sombra da ISS.

No último vídeo o cara ainda coloca o dedo na frente da tela, só nisso aí ele poderia ter feito sombra ou sujado o monitor.

A questão de sombra é física. Diâmetro do objeto que emite luz em outro corpo x diâmetro do objeto eclipsando x distância entre todos os corpos.

E a questão de difusão ser divisei é questão de ser cego ou não.

Sempre depende do usuário que olha. Eu vejo sombra difusa e parcial quase apagada, mesmo se for de uma mosca voando na sala.

Ela faz dim da luz, e como o próprio Tetryds comentou, e eu já sabia, é o processo pelo qual medem diferenças ainda mais sutis dos planetas na frente de seus sois.

Mas para isso eles usam computadores para perceber quanto dim acontece e demais testes tipo frequência, etc...

Eu até já vi um vídeo desses, mostrando num osciloscópio a variação de intensidade. Mas no nosso caso, é bem mais fácil, pois é aqui na Terra, e não a milhares de anos luz de distância, medindo isso tudo num único ou parcial pixel de informação.

E ele não poe o dedo sobre a mancha, mas abaixo dela, para te mostrar. Embora, se tu não tem visão boa (não estou falando que não tem, só supondo), na veria o blur shadow.

Mano, eu trabalho com imagens, sou motion designer, e não só um curioso. Entendo de imagens e digo que sim, pode ser a sombra. Mas sim, pode ser uma sujeira. Apesar de achar pouco provável dois vídeos distintos mostrarem a mesma coisa. Por isso fico com a opção da sombra real e difusa.

Tu vê?

Ainda ninguém me convenceu com palavras ou vídeos, ou links, de que não é a sombra.

Então ok, vc não tá lançando uma dúvida, vc está afirmando sua opinião e não solta dela. Então, parei aqui.

Sombra difusa é uma coisa, quero ver um mosquito passando na frente de refletores de estádio te chamar a atenção com sombra no campo. Não tem como vc perceber a olho nú.

[]'s

Edited by Phoenyx

Depois de ver o video umas 30x, aquele que tem uma bolinha vermelha, reparei que a câmara roda um bocado e a mancha roda também. O movimento é muito subtil, por isso deve demorar um bocado a reparar, é logo nos primeiros segundos.

Existe também uma segunda macha preta do lado esquerdo da câmara, mas parece que tem alguns "soluços", perda de frames...

Aquele do Egipto, não vou falar muito, porque mal dá para ver e como levou edição...coisas esquisitas podem acontecer...a sombra que se mexe com a ISS está a ser feita pelo o Sol, supostamente, enquanto que as letras tem uma sombra que são criadas dum ponto que não nada haver com a posição do Sol.

Eu diria que é qualquer coisa na lente...

First of all, excuse my English. I'm not fluent enough in Portuguese to write in it :P

The angular size of the ISS as seen from the Earth is tiny. Even if it was a solid disk of 110 metres in diameter at 330km, it would project at most a shadow of 0.02º in a vacuum if illuminated by a point source at infinity. Given that the sun is seen as a disk with an angular size of 1º, the ISS can't project a shadow on the Earth's surface. As an example, hold a needle at arm's length against the sun. The area of the sun that is not hidden by the needle illuminate the needle's partial shadow so thoroughly that it disappears.

Now take into account that it's usually a bit higher and never lower, and that it's not a disk but a "tree" of solar panels, tubes, and trusses, none of those with a width of more than 20m.

Diagram of the Sun and the ISS as seen from the Earth:

mx4JqYt.png

Edited by fchurca
Adding a diagram

É isso aí fchura. Mercúrio, pela sua distância, em escala deve ser algo semelhante a isto tmb. Até mesmo Vênus não faz sombra visível na Terra.

Bem vindo poraqui, fchurca!

Sua explicação ficou bem mais clara do que a minha, eu deveria ter desenhado.

Mas é basicamente isso, a sombra é impossível de ser detectada a olho nú.

Aqui ficam umas fotos reais:

ISS a passar pelo Sol

ISS a passar pela Lua

Vénus a passar pelo Sol

Mercúrio a passar pelo Sol

O tamanho da ISS é mais "parecido" com Vénus, por isso é que ambos são os objectos mais brilhantes no céu a seguir ao Sol e à Lua.

A altitude da estação ajuda, neste momento ela orbita a 400km de altitude, mas ja orbitou a menos de 350km. O mesmo acontece com a Lua quando está no seu periapsis.

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.