Jump to content

Missões Surveyor


Phoenyx

Recommended Posts

Galera, é uma dúvida besta, mas nunca encontrei material que a sanasse.

Seguinte, com as Rangers o foguete subia direto, sem LEO, e a sonda impactava a lua, sem LMO.

Com as Surveyor era como? Acredito eu que para ter uma base de como o programa Apollo iria se desenrolar eles testaram tudo isso nelas, mas de fato foi assim? A única coisa que sabemos é o soft landing, mas de resto, como foi feito?

[]'s

Link to comment
Share on other sites

Galera, é uma dúvida besta, mas nunca encontrei material que a sanasse.

Seguinte, com as Rangers o foguete subia direto, sem LEO, e a sonda impactava a lua, sem LMO.

Com as Surveyor era como? Acredito eu que para ter uma base de como o programa Apollo iria se desenrolar eles testaram tudo isso nelas, mas de fato foi assim? A única coisa que sabemos é o soft landing, mas de resto, como foi feito?

[]'s

Uma missão que pousou muito provavelmente passou pelos estágios de orbita a terra, e depois orbitou a lua antes de pousar, tanto por isso dar mais tempo pra coletar dados em órbita antes do pouso quanto por a transferência de hohmann ser mais eficiente.

Uma inserção direta sempre é menos eficiente pra alcançar uma órbita final específica.

Mas então por que as ranges não orbitaram?

Simples, elas não precisavam cancelar a velocidade relativa com a lua, é mais barato alcançar um ponto mais longe com uma inserção direta, mas a velocidade relativa vai ser muito maior na hora do impacto.

Se você fosse cancelar toda essa velocidade extra ia acabar gastando mais combustível.

Se não foi por hohmann, só pode ter sido por dois motivos:

1- a sonda era bem leve e o tempo era mais importante então tentaram mandar a sonda pra pousar o mais rápido possível gastando mais combustível.

2- eles tinham tempo de sobra pra fazer várias gravity assists.

Edit: agora que e uvi que as surveyor realmente pousaram, poisé chegaram na lua rapidinho como eu disse, haha.

Dá pra fazer isso no KSP...

Edited by tetryds
Link to comment
Share on other sites

Não perguntei nada disso, conheço as missões rangers, quero saber da surveyor... Não estou sendo estúpido, mas vc falou tudo o que eu já tinha falado. =/

Edit: Não necessariamente uma espaçonave tem que fazer LEO, isto é feito para verificação de instrumentos. Quanto a descer na lua diretamente, não sei, não tem nada a respeito na net. Mas pra vc cancelar a velocidade relativa, tem que gastar combustível, então sim, poderia haver uma descensão direta, eles não planejavam orbitar com a sonda, apenas testar o soft landing.

Edited by Phoenyx
Link to comment
Share on other sites

Na Wikipédia diz que iam directo para uma trajectória com a Lua (sem LEO).

"Each Surveyor mission consisted of a single unmanned spacecraft designed and built by Hughes Aircraft Company. The launch vehicle was the Atlas-Centaur which injected the craft directly into trans-lunar flightpath."

Também não chegava a orbitar a Lua, ou seja ia directo para a aterrar.

"The craft did not orbit the moon on reaching it, but directly decelerated from impact trajectory, from 2.6 km/s relative to the moon before firing retrorockets, to a soft landing about 3 minutes 10 seconds later."

Depois no segundo parágrafo, a Wiki detalha a aterragem. Por exemplo, a que altitude começava os motores a trabalhar, a que velocidade aterraram, etc...

No terceiro e último parágrafo, diz que a nave pesava 1 tonelada quando antes de começar a aterrar e apenas 300kg depois de queimado o combustível e outras coisas...

(Fonte)

Link to comment
Share on other sites

Nossa, que engraçado, naquela época eles disperdiçavam delta-v e ainda faziam um monte de missões super arriscadas dessas.

Hoje são forçados a contar as moedinhas para tudo :/

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...