Jump to content

Log da Missão completa para EVE! + SS + Vídeo + Dicas para missões avançadas!

sephirotic

Recommended Posts

Olá pessoal!

Já me apresentei no tópico de usuários, sou um frequentador esporádico do fórum mas nunca tinha vindo na sessão em português.

Em geral sempre posto em inglês, mas resolvi dessa vez postar aqui para prestigiar nossa comunidade e mostrar que nós brasileiros também conseguimos fazer grandes proezas. No caso, a proeza em questão será um log de uma das últimas audaciosas missões que eu já tentei fazer:

Uma Missão tripulada completa de Ida e Volta para Eve 100% stock! (e sem mechjeb!)

JNuwbC7.jpg

Isso mesmo, a façanha mais difícil de ser realizada em Kerbal Space Program que pouquíssimos jogadores conseguiram, especialmente depois do NERF dos motores Aerospikes e das montanhas altas de Eve!

Vou fazer um resumo da missão aqui com detalhes e imagens, mas antes vou compartilhar o link da versão em vídeo dessa missão, completinha em 3 partes editada super-resumida e objetivamente! (já trabalhei como videografista então manjo razoável de edição apesar de não ter prática como youtuber). O vídeo possui descrição própria, mas está em inglês. Se tiverem alguns usuários com interesse de uma tradução para o português posso considerar o feito, os links para o vídeo do youtube estão aqui:

Ficarem feliz se deixarem algum comentário!

Fiz uma thread na sessão de vídeo em inglês sobre esses vídeos também:

http://forum.kerbalspaceprogram.com/showthread.php/46553-Full-stock-mission-to-Eve-AND-BACK!

Enfim, vamos ao LOG da missão exclusivo em português!

Primeiro o planejamento inicial e o desenvolvimento das naves:

6 lançamentos diferentes foram necessários para montar toda a missão:

Por ordem de DESENVOLVIMENTO:

Eve ascent and descent vehicle mk4

NCzGW1L.jpg

Especificações (Apenas do veículo, sem empuxadores)

- 175 toneladas

- 21 aerospikes

- 2.1 TWR (Kerbin)

- 4 drogues

- 8 paraquedas radiais jetisonáveis

- 160 Litros de RCS

O Primeiro e mais difícil de ser desenvolvido foi o veículo de descida e ascensão de Eve, a grande estrela da missão. Anos de experiência e missões anteriores em versões antigas acumulados foram necessários para chegar nesse desenho e aperfeiçoá-lo até o máximo.

Vou dizer as chaves principais que busquei na hora de desenvolver essa nave que podem ajudar qualquer um querendo se aventurar em Eve:

1 - Aerospikes. Nem é preciso explicar por quê. A maior parte do d/v necessário para sair de Eve é gasto em vencer a atmosfera densa e extensiva de Eve, qualquer outro motor seria proibitivo de ser usado. (Algumas pessoas tentam usar LV-Ns no estágio final, não é uma boa devida a razão 3 e 5 abaixo)

2 - TWR: Com a gravidade também elevada de Eve, qualquer nave precisaria ter na maior parte de sua trajetória um TWR de no MÃÂNIMO 1.3~1.5.

3 - Redução de Massa não relacionada a combustível - Um princípio básico da ciência de foguete: Quanto % porcentagem da massa total do foguete for em combustível, mais longe sua nave irá. Reduzir ao máximo todo peso possível, foi um elemento chave.

4 - Vários estágios e Asparagus - Alguns podem considerar meio "apelativo" usar asparagus, mas independente do asparagus, qualquer elemento extra de realismo que fosse adicionado no jogo, como calor de reentrada, já tornaria essa missão impossível de um jeito de outro. De qualquer forma, quanto mais estágios, mais alijamento (para quem não sabe, alijar = jettison), mais peso inútil será jogado fora mantendo a % do combustível na massa total, maior, logo, melhor.

5 - Quanto mais "alto" for o estágio, mais ele influencia nos demais: O que isso quer dizer? Quer dizer que se em uma nave com 12 estágios e 12.000 d/v, se você colocar um mísero motorzinho linear de rcs de 10 kilogramas no primeiro estágio a ser jogado fora, ele mal e mal sacrificará 2 m/s de D/V, agora, se você adicioanr essa mesma massa no ÚLTIMO estágio, ou seja, a cabine final de comando, você irá perder mais de 100m/s no total!! Ou seja, todo peso que não for combustível que você precisar adicionar a nave, deve ser colocado em estágios jetisionados o mais cedo possível. Por essa razão não coloquei nem RCS nem paraquedas no módulo de comando!

6 - Menor número de partes/Complexidade reduzida - Apesar de o princípio de quantos mais estágios, melhor, há um momento em que isso pode começar a afetar negativamente a integridade e simplicidade da nave. Excesso de estágios pode acabar aumentando o peso graças ao número extra de desacopladores, além de afetar a integridade estrutural da Nave, por essa razão ao invés de apenas usar tanques de combustível de 1,25 metros (FLT-800) e adicionar dezenas deles para serem alijados, resolvi optar por um par de dois grandes tanques de 2,5 metros por três grandes razões: Adicionar integridade estrutural, reduzir o número de partes e estágios totais e de quebra eles ajudaram com outro problema logístico na missão com o qual eu teria que lidar mais à frente: Como transportar uma nave de mais de 175 toneladas até Eve: Nessa questão, a maioria dos jogadores optam por, independente do tamanho da nave, apenas usar uma porta de acoplagem padrão de 1,25 metros e dane-se se a coisa toda acoplada balançar que nem geleia para lá e para cá na ignição de ejeção. Pois bem, quando lançaram as novas portas de acoplamento de 2,5metros eu pensei: "mas que bobagem, quem vai usar esse trambolho pesado?" Pois mordi minha língua, foi uma sacada excelente usar duas portas em cada um desses tanques estruturais para o trânsito até Eve ao invés de apenas usar uma de 1,25 como antes muitos já haviam feito. A estabilidade e simplicidade do processo adicionada foi imensurável, ainda mais, pois um único empurrador interplanetário ao invés de dois, teria de ser extremamente grande e desajeitado para ter combustível o suficiente para conseguir transportar mais de 175 toneladas de carga até Eve.

Na imagem abaixo você pode ver toda a nave já montada em órbita pronta para a injeção interplanetária até Eve.

K6ZGhBa.jpg

Com o desenho final pronto, vários testes e melhorias ocorreram até enfim determinamos que podíamos iniciar a missão. A versão finalizada primeira a ser lançada até Eve é a Mark 4, pela qual nos referiremos apartir de agora.

Duas novas versões com mais otimizações foram feitas desde a realização dessa missão, o Mk5 e o Mk6, mas falo sobre eles uma outra hora.

Com essa imagem final podemos falar dos próximos foguetes desenvolvidos para a missão:

Foguetes auxiliares empuxadores interplanetários

BXfjH#142

hbnb8sh.jpg

Especificações:

- 421 toneladas

- 230 partes

Apenas empuxador:

- 48,61 toneladas

- 10.596 m/s de d/v no vácuo

Pois bem, sabendo que a carga a ser levada até Eve seria imensa, (176 toneladas), precisaria igualmente de grandes e eficientes foguetes interplanetários para levar o mk4 Até lá.

Como com a decisão de desenvolvimento anterior eu havia optado por duas portas de acoplagem de 2,5 metros, resolvi então lançar dois grandes foguetes auxiliares. A opção pelos motores Nucleares foi óbvia, assim como pelo menos um tanque rocokmax-64 laranja. Ademais o design desse veículo e sua plataforma de levantamento foram bem simples baseados em desenhos já esgotadamente provados como confiáveis. Uma Levantador grande com 6 tanques laterais em asparagus e um estágio intermediário para circularização com foguetes laterais auxiliares para carregar o extra de combustível necessário e de quebra servirem como braços estruturais para segurar os estágios de cima e de baixo.

O terceiro design foi o segundo mais complicado.

Veículo de lançamento para o mk4.

jifJCrr.jpg

LxhDbJw.jpg

8FJSqLM.jpg

Com a finalização do mk4 tínhamos agora um problema logístico considerável: como colocar uma enorme carga de 176 toneladas em órbita? Um lançamento direto e único até Eve é algo que algumas pessoas já haviam feito, mas é simplesmente ridículo demais, colocar apenas em órbita seria muito mais fácil e realista, apesar que na prática, não foi tanto assim. Considerei em certo momento usar o próprio mk4 e seu próprio combustível para entrar em órbita, mas o processo de reabastecer em órbita precisaria de pelo menos 8 lançamentos e acoplagens de grandes naves de combustível que tornariam a coisa toda na prática ainda mais complicada e demorada que construir um levantador para o mk4. Mesmo assim a tarefa também era difícil, precisei recomeçar três vezes o desenho do levantador, e só a partir do segundo desenho tive a ideia de usar 3 pilões centrais feitos de grandes rocokmax-64 laranjas e uma configuração dupla asparagus de 2x6 foguetes. A coisa toda ficou enorme, mas mesmo assim, não tinha combustível suficiente para alcançar sequer uma órbita de 70 kms. Fiquei chocado com a falta de combustível quando já estava chegando perto da marca das mil toneladas, comecei a considerar aumentar todo o foguete verticalmente (duplicar para baixo todos os 6 mainsalls) mas foi ai que tive então a ideia voltar levemente ao conceito inicial: O levantador apenas entregaria o mk4 em uma trajetória sub-orbital com apoapsis de 72kms, dali o mk4 queimaria seu próprio combustível para circularizar em órbita. Inacreditavelmente, apenas o processo de circularização fez com que duas grandes naves de reabastecimento precisassem ser usadas, para vocês terem ideia da quantidade absurda de combustível necessário.

Especificações:

- 840 toneladas (montado com o mk4)

- 15.630 KN de empuxo.

Falando nisso, vamos ao Quarto projeto de foguete para a missão:

Foguete-tanques, reabastecedores

ZzoeWHO.jpg

GZHy95s.jpg

Especificações

- 417 toneladas

- 213 partes

Capacidade de reabastecimento:

-LF: ~3200L

-LOX: ~3900L

-RCS: ~280L

Na verdade não há muito segredo no desenho desses foguetes, eles são essencialmente a mesma plataforma dos foguetes interplanetários auxiliares que empurrarão o mk4 até Eve mas com pequenas alterações para salvar peso e focar apenas em manobras orbitais: Um foguete Nuclear LV/N ao invés de dois, uma porta de acoplagem simples ao invés de uma grande de 2,5 metros, e só.

Por fim o último foguete, o quarto a ser desenvolvido, o primeiro de seis a serem lançados:

Veículo de reconhecimento e retorno de Eve

OEeZpKv.jpg

SrQ73Ir.jpg

Especificações:

- 227 toneladas

- 134 partes

Apenas o empuxador:

- 27 toneladas

- 6.200 m/s de d/v no vácuo

Esse é o veículo que desenvolvi mais rápido por já estar cansado de vários testes com o levantador do mk4, o último dos 4. Ele é lançado primeiro e já entra em trânsito para Eve antes mesmo do mk4 ser lançado. Um detalhe interessante é que ele também carrega um veículo motorizado que pousará antes em Eve e irá procurar por um bom local de aterrisagem para o mk4 além de é claro, fazer CIÊNCIA! (coisas como medir precisamente a densidade atmosférica para um cálculo preciso de aerofrenagem e etc.)

Nossa, escrevi mais do que esperava, meus dedos estão doendo! Por enquanto vou deixar o texto nisso mesmo e se houver interesse eu termino de narrar e traduzir como a missão e a aterrissagem em Eve em si ocorreram!

Se estiverem ansiosos em ver o resto, a experiência em vídeo no youtube é ainda mais interessante!

Mas por enquanto podem ficar com as demais imagens da missão:

Javascript is disabled. View full album

(A maior parte delas são ss do vídeo).

É isso, dúvidas dicas e curiosidade, só perguntarem!

Abraços a todos.

Edited by VintageXP
correçõezinhas

Sem palavras... Eu simplesmente estou sem palavras!
.................................................. ..

Meu modo de dizer que estou sem palavras.......................

Hhahaha! fico feliz de deixá-los sem palavras! Também ficaria feliz com comentários, críticas ou perguntas que tiverem! :3

• 1 month later...

Como muitos outros, fiquei impressionado, pois faltam tutoriais em português e até mesmo relato de viagens como esta.

Estou aprendendo ainda como funciona todo o jogo e logo vou planejar minhas viagens.

Parabéns por tudo e espero novidades em novos posts.

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.