Jump to content

Recuperação de Debris VS Sistema Económico


Ruca

Recommended Posts

Boas pessoal,

Eu vou ser honesto, nem sequer me dei ao trabalho de fazer cálculos mas pelo que entendo avaliando assim por alto eu penso que recuperar debris em órbita não compensa a nível económico, ou seja, lançar um rocket de propósito para recuperar os debris fica muito mais caro do que a compensação final pela recuperação. E então após vários lançamentos orbitais ou a outros corpos celestes com tantos debris em órbita representa muitas missões de recuperação.

Na minha opinião com o sistema de momento existem 2 opções:

1 - Eliminar os debris com Terminate

2 - Deixar ficar e esperar que um futuro update seja lançado na esperança de esse tipo de missões virem a compensar razoavelmente

Posto isto deixo aqui um pedido para partilharem as vossas opiniões, sugestões e dicas acerca deste tema.

Link to comment
Share on other sites

Você pode tentar usar um SSTO de carga com uma claw e cheio de paraquedas e sair coletando os estágios um a um (pousando o SSTO com a carga e os paraquedas, voar pode ser difícil).

Não fiz isso para saber quanto vale a pena, mas pode funcionar.

Acredito que por enquanto é muito fácil conseguir dinheiro no jogo, o que não torna esse tipo de missão muito atraente.

Se você utilizar algum mod que encarece as partes ou diminui os lucros das missões pode ser mais interessante.

Usar mods que recuperam as partes ejetadas baseadas no que tem nelas podem ajudar caso queira.

Link to comment
Share on other sites

Ai eu indico um novo mod que facilita as coisas. Mas não muito.

Ele torna a recuperação de debris um tanto mais lógica, fazendo com que o que tu poe paraquedas e solta antes de estar em orbita completa, chegue ao chão e volte como recuperado/dinheiro. Mas ai para não ter debris em orbita, tu tem que estudar uma maneira de construir seus foguetes para que sejam 100% re-aproveitáveis e nada seja solto já em orbita.

O que torna a aventura um tanto mais interessante.

Aqui segue o link.

http://forum.kerbalspaceprogram.com/threads/86691-0-24-1-DebRefund-v1-0-12

Link to comment
Share on other sites

Mesmo usar um SSTO não parece muito viável pois a despesa de combustível vai ser igual ou superior ao que se recupera a não ser que vás recuperar equipamento valioso mas visto que a maioria serão depósitos de combustível vazios significa perda de dinheiro, certo?!

Quando chegamos à fase dos lançamentos de longa distância ganha-se bem com a ciência e contratos é verdade mas muitas das vezes uma viagem para investigar um corpo celeste por completo e colectar toda a ciência contida nele não é suficiente e precisas de mais viagens para o mesmo local representando que não tens contratos nem toda aquela ciência e acaba por esgotar-se e chega-se a um ponto que os rockets ficam bastante caros e quando se quer construir bases e estações espaciais o único suporte monetário será mesmo repetir os contratos(segundo li algures há forma de o fazer).

De qualquer forma, embora já tenha muitos mods ao ponto de causar "lag" vou experimentar esse pois parece ter utilidade no sistema económico actual.

Obrigado pela sugestão!

Edited by Ruca
Link to comment
Share on other sites

Porém, motores custam muito mais.

Pra saber se o combustível utilizado na missão vale o custo da parte recuperada, só tem um jeito de descobrir, tentando.

Acredito que não será muito útil fazer isso fora da esfera de influência de Kerbin, dentro dela acho que depende do que for ser recuperado.

Se conseguir um jeito de ejetar/arrancar o motor é provável que valha mais a pena.

Link to comment
Share on other sites

Gente, poe também o Kethane, ai tu resolve o problema combustível, e ainda pode ter um grana de volta.

E nem é assim tão grave a questão grana, eu que nem fiz muito já tenho sobrando quase 3 milhões. não gasta nem 100 mil num foguete relativamente grande. E quase sempre tenho uma parte disso de volta.

Link to comment
Share on other sites

Eu posso dizer que o mod sugerido pelo Climberfx funciona lindamente e é possível recuperar os debris que se deixa para trás desde que fiquem em rota de colisão com Kerbin e tenham desacelaração suficiente para suportar o impacto(valores a corresponder ao Crash Tolerance). O mod é mesmo muito útil especialmente para quem está a iniciar uma carreira.

Quanto ao Kethane infelizmente de momento o mod tem problemas. Sendo possível minar e armazenar mas os conversores não funcionam. Sinceramente espero que actualizem o kethane o mais rápido possível pois tenho uma refinaria em Minmus e está em Stand-by, nem dá para reabastecer a estação espacial que tenho lá.

Link to comment
Share on other sites

LuizoPiloto, exatamente, é uma engenharia bem interessante, construir os foguetes de tal forma a deixar nada ou quase nada em orbita, soltando o possível antes de atingir a orbita completa, faz com que os debris possam ser recuperados com o mod de debris. eu faço isso também, mas nem sempre é 100% possível. Nos casos das viagens mais longas, alguma coisa acaba ficando para trás. Salvo os SSTO, mas ai tu perde muita eficiência e acaba gastando mais em casos onde precisa levar mais que os próprios astronautas.

Ruca, é essa a idéia.

Link to comment
Share on other sites

nas viagens pra Mun por ex. o estágio de transferencia eu desacoplo em rota de colisão com Mun mesmo... Já nas viagens interplatenárias... eu uso naves modulares construidas em órbita... tb não deixam nada para traz... e podem ser reutilizadas sempre q necessário... :P

Link to comment
Share on other sites

Naves modulares opção interessante e possivelmente também uma boa solução. Até que gostava de ver alguns designs.

Mas mesmo assim não acabam por surgir dificuldades a nível de reabastecimento?

Link to comment
Share on other sites

Eu uso a mesma técnica que o Luiz, só que boto Sepatrons nos estágios para ajudar. às vezes também uso o SSTWoah, um foguete recuperável.

HLd8p8S.png

Edited by O Nerd
Link to comment
Share on other sites

luizopiloto,

Essa nave tá linda sem dúvida. Aposto que muitas horas e dias de projectos e testes.

Só por curiosidade. Como conseguiste fazer um projecto desses antes de lançar de forma a bater tudo certo sem desvios nem desalinhamentos.

E a questão mais importante dentro do tema do tópico(+ ou -). É viável uma construção dessas dimensões tendo em conta o sistema económico adicionado em Full Career?

Link to comment
Share on other sites

eu montei a nave toda no VAB, depois de pronta, separei os módulos usando subassembly e salvei os vários foguetes pra levar td pra órbita.

A nave em sí é cara. Mas vc só constroi ela uma vez. Depois sempre q precisar é só reabastecer. Quando não está em uso ela fica em órbita como se fosse uma estação espacial. Ela tem um dockingport na parte de trás onde pode levar um lander e 3 no meio onde pode levar sondas ou satélites menores e tem um ScienceLab.

No fim das missões, vc pode enviar uma nave menor pra transportar os kerbals e os dados de volta pra ksc, já q a nave em si não retorna ao solo uma vez no espaço.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Parece bem interessante, LuizoPiloto.

Tu já fez a conta da diferença que seria sempre pousar no KSC e recuperar tudo, ver a grana que volta, e depois remontar uma "nova" para relançamento? Quanto gasta em cada um?

Imagino que economize bastante.

Mas também tu ai tem que ter toda uma logística de pouso e reabastecimento e recarregamento de carga toda vez antes de enviar algo para o espaço. Como rola isso? Pousar sempre no KSC "Bulls Eye" dá um certo trabalho, sem falar em dockar as cargas no foguete. Não falo da parte de reabastecer, pois essa com KAS é a mais fácil. Sem KAS, nem tanto, mas mais fácil que as duas citadas aqui.

Tu poderia fazer um "full cycle" desse processo todo em vídeo para nós vermos que tal? Estou super curioso.

Link to comment
Share on other sites

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...