Jump to content

Vamos Falar de Antares!

Nahim

Recommended Posts

Acredito que todos ja souberam daquele acidente horrível, confesso que ainda estou a tentar entender. Li muita besteira na intenet a imprensa ta fazendo um barulho por nada.

Ah e ha quem atribua a causa do acidente aos motores AJ26 da Orbital science, que seriam de segunda mão. O próprio Scott Manley ja postou um vídeo desmentindo o facto. Segundo Manley o motor é uma versão adaptada do lendário NK - 33. Uma reliquia perdida da era soviética que ficou quase 30 anos na obscuridade até ser recentemente "redescoberta" pelos americanos.

O grande diferencial desses motores é o de ter uma das melhores tachas de impulso específico, fazendo-o perfeicto para a atual política do "menos é mais" que o governo obrigou a nASA a seguir. Esse motor utilisa querosene e Oxigenio líquido, sendo que o segundo é tambem usado no resfriamento do motor. Manley disse que os russos nventaram uma solução metalúrgica practica para o péssimo ato que o gas O2 tem de comer metal, tornando o uma pérola da engenharia.

A diferença do modelo NK 33 para sua contra parte amercan é o sistema intregado de controlhe "rcs" da Nave , o que nao me parece afetar o funcionamento do motor.

Edited by Nahim

Caso alguém tenha perdido:

Estou aguardando detalhes públicos sobre a falha, eu vi algo sobre um problema que esse motor tinha, mas não posso confirmar ainda pois não tenho a fonte.

No vídeo isso está muito com cara de overheat.

Edited by tetryds

Você observou aquele incendio no primeiro estágio? O estranho é que o motor deles tem um sistema que usa o próprio combustível como coolant do foguete, fora que tanto o O2 quanto o querosene do foguete passam pelo mesmo sistema de distribuição, graças a sacada que os engenheiros soviéticos tiveram de que ambos tem densidade muito próxima. Por isso não acho que possa ter sido overheat.

Mas o que mais me intrigou foi que a tripulação recebeu uma requisição de atracagem de uma nave cargueira russa NO DIA SEGUINTE! Cuja carga continha os suprimentos que a tripulação necessítava. Essa história ta muito mal contada!

É que eles sempre tem backups pra essas missões de ressuply, mas um dia é pouco mesmo.

Então, mas parece muito overheat, talvez tenha acontecido algum problema na injeção, pois o foguete já saiu com baixa potência.

Pode ser que o sistema de distribuição tenha entrado em parafuso, não teve coolant suficiente e a potência foi baixa, superaqueceu e explodiu.

Será?

É que eles sempre tem backups pra essas missões de ressuply, mas um dia é pouco mesmo.

Então, mas parece muito overheat, talvez tenha acontecido algum problema na injeção, pois o foguete já saiu com baixa potência.

Pode ser que o sistema de distribuição tenha entrado em parafuso, não teve coolant suficiente e a potência foi baixa, superaqueceu e explodiu.

Será?

Na verdade desde o incidente envolvendo a Ukrania, os EUA e a Russia mantem agendas distintas quanto a ISS (Pra você ter uma idéia, putin chegou a ameaçar suspender o uso da Soyus pelos americanos, o que os obrigaria a recorrer a soluções de ultima hora, leia-se SpaceX)

Portanto se ambas as missões fossem bem sucedidas, a ISS teria recebido duas ressuply mission com um dia de diferença. Mas, garrafas de vódka a parte. Tenho a ligeira impressão que essa "falha misteriosa" favoreceu em muito a já desgastada imagem de Putin.

Muito oportuno esse acidente heim? Parece até que os russos já esperavam por ele.

Caracas mano!

Nussa.

Pior que parece que está lançando um foguete ao lado das casas de praia de uma cidade litorânea. Que medo.

Nessas horas eu fico feliz de morar no Brasil.

:o

Soube que a NASA pediu aos locais que evitassem mexer nos destroços que voaram longe...

Na verdade desde o incidente envolvendo a Ukrania, os EUA e a Russia mantem agendas distintas quanto a ISS (Pra você ter uma idéia, putin chegou a ameaçar suspender o uso da Soyus pelos americanos, o que os obrigaria a recorrer a soluções de ultima hora, leia-se SpaceX)

Portanto se ambas as missões fossem bem sucedidas, a ISS teria recebido duas ressuply mission com um dia de diferença. Mas, garrafas de vódka a parte. Tenho a ligeira impressão que essa "falha misteriosa" favoreceu em muito a já desgastada imagem de Putin.

Muito oportuno esse acidente heim? Parece até que os russos já esperavam por ele.

Se você prestar bastante atenção, vai perceber que no lançamento o TWR está muito mais baixo que o normal, e o fogute tem um drift pra direita.

O gimbal dos motores consegue compensar uma diferença de empuxo automaticamente, então ele não gira.

Mas acredito que o motor da esquerda, que lança um jato de fogo logo antes da explosão, deu overheat e causou a explosão.

Esse é o meu palpite.

Também pode ser alguma coisa errada na hora de soltar os clamps, pode ter atingido o motor da esquerda e causado o superaquecimento por causa do dano.

Acho muito difícil ser sabotagem, mas não é impossível.

Bem, espero que não seja.

Bom, pelo menos os foguetes deles explodem no dia do lançamento.

Já aqui nas terras tupiniquins eles explodem qualquer dia antes...

É por isso que, embora naturalizados mexicanos, os Kerbais tem um "Pai" Brasileiro! ^^

Por falar em brasil, sabia que nossa posição rude quanto aos Estados Unidos e aliança tecnológica com Ukrania ferraram nossas chances de joint mission na Roskosmos?

Obrigado itamarati!

Se você prestar bastante atenção, vai perceber que no lançamento o TWR está muito mais baixo que o normal, e o fogute tem um drift pra direita.

O gimbal dos motores consegue compensar uma diferença de empuxo automaticamente, então ele não gira.

Mas acredito que o motor da esquerda, que lança um jato de fogo logo antes da explosão, deu overheat e causou a explosão.

Esse é o meu palpite.

Também pode ser alguma coisa errada na hora de soltar os clamps, pode ter atingido o motor da esquerda e causado o superaquecimento por causa do dano.

Acho muito difícil ser sabotagem, mas não é impossível.

Bem, espero que não seja.

Muito bem observado tetryds. Acho que você achou o inicio do incêndio que a gente viu no vídeo. Provavelmente o pessoal da Orbital Science viu isso pelos instrumentos de controlo da missão. A questão é: Como a equipe do Pré-mission check deixou isso passar?

Assumindo que tenha sido falha mecânica do motor ou erro no acoplamento dos clamps...

Esqueceram de colocar o throttle em 100%!

Ta vendo como o RemoteTech é útil.... imagina a indenização que a família de Bob Kerman iria receber... sem falar na perda de reputação...

Acho que os tempos de sabotagem fortalecidos pela rivalidade USAxURSS de um tempo atrás, não mais condizem com a atual realidade.

Hoje as guerras são travadas em outros territórios, mais comerciais e legais.

Por isso acho difícil algo do gênero ter acontecido.

Defeito, ou acaso, são mais comuns.

Defeito menos, por que provavelmente se tem check list e procedimentos hoje muito mais evoluídos para se evitar problemas, mas claro que a pressa que se precisa de tudo também é um fator que vem a ajudar nisso. E além da pressa, a terceirização, privatização, maior número de fornecedores e concorrentes...

Acaso acho mais provável, pois não tem como controlar 100% de tudo. Sempre pode ter uma falha, ou um detalhe, ou um vento diferente, uma faísca que foi para o lado errado, etc.

Acho esse ser o mais provável causador do desastre.

Mas pelo menos não tinha tripulação, ou tinha?

Edited by Climberfx

Acho que os tempos de sabotagem fortalecidos pela rivalidade USAxURSS de um tempo atrás, não mais condizem com a atual realidade.

Hoje as guerras são travadas em outros territórios, mais comerciais e legais.

Por isso acho difícil algo do gênero ter acontecido.

Defeito, ou acaso, são mais comuns.

Defeito menos, por que provavelmente se tem check list e procedimentos hoje muito mais evoluídos para se evitar problemas, mas claro que a pressa que se precisa de tudo também é um fator que vem a ajudar nisso. E além da pressa, a terceirização, privatização, maior número de fornecedores e concorrentes...

Acaso acho mais provável, pois não tem como controlar 100% de tudo. Sempre pode ter uma falha, ou um detalhe, ou um vento diferente, uma faísca que foi para o lado errado, etc.

Acho esse ser o mais provável causador do desastre.

Mas pelo menos não tinha tripulação, ou tinha?

Não, graças a Deus, ressuply missions são sempre unmaned. Mas a incompetência deve ter feito algumas cabeças rolarem no departamento de RH da Orbital Science.

Por falar em incompetência, poucas coisas superam o Onibus Espacial. AQUILO sim é que é um exemplo!

Exemplo de competência, eu diria. Não acho que o Ãâ€nibus espacial seja exemplo de incompetência. Pelo contrário.

Mas acredito que foi isso que você quis dizer...

Eu estava falando sobre a(s) causa(s) do acidente com o Columbia, que poderia ter sido evitado. O Spaceshuttle foi e continua sendo o pinacle da engenharia aeroespacial depois do Saturn V.

Gente! Caiu outro, dessa vez da Virgin! Infelismente houve mortes!

Mais informações no Link abaixo:

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/nave-espacial-suborbital-sofre-acidente-durante-teste-na-california

Wow. que triste...

Pior que uma coisa dessas atrasa um monte os voos comerciais das pessoas que já pagaram, e algumas provavelmente desistiram por medo.

Triste.

Quem me dera poder voar um dia ao espaço e passar lá minhas férias a zero G e outra na lua dando pulos gigantes.

O universo tem maneiras de mostrar para nós as coisas, que quando não prestamos atenção nesses sinais, ele faz por pregar peças na gente.

Talvez estejamos indo rápido demais. Infelizmente, eu particularmente, acho que estamos muito devagar.

Já queria ter meu carro voador na garagem, poder fazer viagens interplanetárias e tudo mais que sonho muito.

Mas como o Gravidade, o filme, talvez precisemos valorizar mais o que temos aqui na Terra, que até então é um lugar único no Universo.

Talvez nós sejamos os primeiros nesse universo, e daqui da Terra, essa vastidão de seres alienígenas, germine a vida de todo o Universo, tendo nós, como os anciãos precursores de toda a vastidão que há por vir.

Não, graças a Deus, ressuply missions são sempre unmaned. Mas a incompetência deve ter feito algumas cabeças rolarem no departamento de RH da Orbital Science.

Por falar em incompetência, poucas coisas superam o Onibus Espacial. AQUILO sim é que é um exemplo!

Se houvessem passageiros a chance de haver feridos seria incrivelmente baixa.

Tirando o Saturn V e os shuttles, o sistema de abortagem de foguetes tripulados é muito eficiente.

Um sistema de boosters (parecido com aquele do ksp) tiraria a cápsula pra longe do acidente, muito rápido, aí paraquedas se abririam.

Dependendo do sistema, também pode haver um sistema inflável para amortecer a queda, aí mesmo que o paraquedas principal e o secundário falhassem não ia espatifar no chão.

Resumindo, se fosse tripulado o lugar mais seguro em um raio de +- 1km do foguete seria dentro do command pod, haha.

Não gosto muito dos shuttles, eles funcionaram mas existem maneiras melhores de levar cargas em órbita.

Sou fâ mesmo é do SKYLON, aquilo é que é sistema de refrigeração.

Talvez nós sejamos os primeiros nesse universo, e daqui da Terra, essa vastidão de seres alienígenas, germine a vida de todo o Universo, tendo nós, como os anciãos precursores de toda a vastidão que há por vir.

Asimov em seu "A Fundação" retratava um lendário planeta de onde todas as espécies de vida da civilização galáctica surgiu. Seu nome? Terra!

Tipo os Terraformers do curta "Ambition"

Esses pisiônicos são um spin-off da raça humana. Ebora não sejam tão humanos em suas capacidades.

Gente, acidentes aconteçem em épicas de mudança. São parte do processo de quebra de paradígmas. As vezes eles são bons. Como aquele meteoro russo que ressuscitou a Asteroid Redirect Mission, ou ruins, como a Apollo 01. Mas a humanidade sempre se saiu fortalecida deles.

Tenham fé! Já estamos no caminho. Nosso maior desafio são nossas próprias sombras!

Que legal esse curta Nahim. Pena que acaba sem acabar.

Mas muito pró!

O ator eu conheço, é excelente, mas a menina eu não conhecia, mandou super bem.

Sem falar nos FX.

Acredito que chegamos lá também. Mas a raça humana como um todo me desanima muito.

Temos homens das cavernas até hoje, aproveitadores até hoje, ladrões até hoje, todas as essas péssimas qualidades deveriam sumir com o tempo e a evolução, entendimento.

Mas vejo cada fez mais perdidos fazendo mais filhos e esses se perdendo.

Mas sei que o homem tem uma tendência a acordar a beira dos precipícios.

E vi um documentário que comenta que estamos chegando ao limiar da super população, mas que já há indícios de que o mundo naturalmente já está controlando a natalidade, a qualidade de vida, como um todo. Mais quem sabe uma década, e paramos de inflar, e começamos a qualificar. Evoluir como um todo.

Um Excelente filme para ver, Transcendence com o Johnny Depp.

Mostra a Singularidade a través da ajuda da maquina.

Mas imagino ela pelo ser humano mesmo. Uma evolução da mente a tal ponto que conheceremos os "super poderes"

Mesmo assim não dispenso a Ciência. Como na ficção Star Wars, a força e a tecnologia, lado a lado.

This thread is quite old. Please consider starting a new thread rather than reviving this one.