Jump to content

Central de Ajuda


tetryds

Recommended Posts

[quote name='Brendo']Obrigado Tetryds! E só vou utiliza-lo para lançar navios e submarinos, ou posicionar plataformas de extração :D

* Sabem como utilizar corretamente o termômetro? Em Kerbin meu termômetro fica em pouco mais de 307 ºC !!![/QUOTE]

Não mede graus celcius, e sim kelvin (não grau kelvin, só kelvin mesmo, minúsculo).
Link to comment
Share on other sites

Eai pessoal, sou novo em kerbal (nesse fórum também kkkk) e ainda to aprendendo as coisas. Estou na carreira científica tentando avançar e me veio à cabeça de ir a lua, depois de cair mil vezes após tentar entrar em órbita já tenho um satélite e agr quero desafio xD
Meu maior problema mesmo é que não consigo me controlar quanto a manobras espaciais, nunca sei quando acelerar, podem me ajudar quanto a isso?
Link to comment
Share on other sites

Eae kerbonautas, depois de muito tempo construindo foguetes, estações, bases e etc fiquei com um pouco de tédio, dês de então fico construindo aviões, caças, destruindo o ksc e etc.

Então, certa vez construi uma réplica (ou pelo menos tentei) do f14 toncat, foi de longe o avião mais dócil que já construi, ele fazia manobras fechadas a 280m/s facilmente, mais até agora não entendo direito como reproduzir o mesmo desempenho em outros caças, quero fazer um f22, mais e difícil fazer manobras, por exemplo back flip a mais de 100m/s, e quando na construção do caça eu aproximo o lift do centro de massa ele entra no modo "bonecão de posto", perco o controle e ele começa a dançar lindamente pelo ar.

Vocês tem alguma dica ou manha para construir caças fod@#?

Quase sempre uso:

BdArmory
Mk2 kockpit expansion.
Adjustable landing gear
Quiz Tech Aero
Kax
e outros menos frequentes em minhas maravilhas da engenharia. :)

(se tiverem dicas de mods para construir aviões e etc, por favor me falem)

Dês de já agradeço a vossa magnânima inteligência kerbalistica. Edited by BRPrime
Link to comment
Share on other sites

[quote name='EdusacconBR']é so o CoL ficar enfiado no CoM e o CoM não pode ficar muito parar tras, ou o aviao vai dar um backflip qdo decolar[/QUOTE]

Isso foi uma das coisas que eu tentei, mais mesmo quando faço esses ajustes a nave continua diminuindo bruscamente a velocidade durante a manobra. Caso eu aproxime mais ainda, acontece uma coisa que pode parecer ate engraçada, ela fica louca, girando sem controle pelo ar.

Para demonstrar o que esta acontecendo fiz 3 testes; um com o CoL com uma distancia media do CoM, uma segunda com uma distancia pequena, e o terceiro o com a nave que citei como sendo o mais "docil", ou seja, meu objetivo de desempenho. Segue os videos dos teste:

CoL Medio
[video=youtube;ja8xtmooD3s]https://www.youtube.com/watch?v=ja8xtmooD3s[/video]


CoL Baixo
[video=youtube;PkRkNyKMAdo]https://www.youtube.com/watch?v=PkRkNyKMAdo[/video]

Objetivo
[video=youtube;gKB8lkW4BzY]https://www.youtube.com/watch?v=gKB8lkW4BzY[/video]


Uma peculiaridade que e visível no teste 1: quando o a nave se aproxima dos 70º ( por volta de 0:06s) a uma pequena travada, volta aos 60º e depois continua a manobra. E no segundo teste a nave perde controle nos mesmos 70º.

Depois de fazer os testes me veio uma duvida, se o CoL é mais elevado do que o CoM (como no terceiro teste) causa um melhor desempenho em manobras?


E novamente, d[COLOR=#3E3E3E]ês de já agradeço a vossa magnânima inteligência kerbalistica.[/COLOR]
Link to comment
Share on other sites

Vou ver o que posso fazer pra explicar o que acontece.
Mas se quer jogar a sério recomendo ir direto pro FAR, nem é difícil.
Quanto maior o seu ângulp de ataque maior o arrasto induzido, após certo ponto ocorre o estol, aí o arrasto aumenta bastante.
Mudaram parametros da atmosfera recentemente, aí não tem como reagir igual.
Em qual versão era o outro avião? Edited by tetryds
Link to comment
Share on other sites

[quote name='BRPrime']Os princípios do FAR como CoL ou CoM são os mesmos do stock, ele e uma melhoria, ou tem uma aerodinâmica própria?[/QUOTE]

Ele tem um indicador pra vc ter uma ideia do que acontece, mas ao invés de "CoL" ele usa gráficos.
Não é só lift que interfere, o arrasto também, mas no stock ele nem leva isso em conta pra mostrar o indicador.
Pensando assim parece mais complicado mas nem é, dá pra saber tudo o que está acontecendo.
Link to comment
Share on other sites

Os trés testes fiz na 1.0.5, mais quando construí a nave do terceiro teste estava na 1.0.4, eu tive fazer umas ajustes básicos como, trocar o motor, os tanques e etc, mais ele continua com o mesmo desempenho que tinha na 1.0.4. A nave do primeiro e segundo teste e igual a uma que fiz no 1.0.4 que também tinha o mesmo problema. Detalhe, na nave do terceiro teste usei o B9 Aerospace, mais não uso ele mais, por que ate hoje não sei configurar as superfícies de controle, inclusive se souberem por favor me digam.

Sera possível que o fato da maior parte das assas da nave do terceiro teste ser do b9 influencia? Talvez elas gerem menos arrastro?

Talvez seja possível que aquela travada nos 70º seja por culpa desta perda de sustentação? Por min e o que esta acontecendo.


Pelo que entendi o FAR e mais realista, vou testar. Edited by BRPrime
Link to comment
Share on other sites

Sim influencia por que os valores das asas são dados manualmente, aí sempre vão variar um pouco os parâmetros.
FAR é bem realista, e na minha opinião muito melhor, no stock eles minimizam muita coisa principalmente estol pra ficar mais acessível.
Link to comment
Share on other sites

[COLOR=#417394]@[URL="http://forum.kerbalspaceprogram.com/members/138525-EdusacconBR"]EdusacconBR[/URL]: [/COLOR][COLOR=#333333]fartanica husahushuahuhus
[/COLOR]
@[URL="http://forum.kerbalspaceprogram.com/members/51285-tetryds"][COLOR=green]tetryds[/COLOR][/URL]: Estou tentando entender o FAR, tem algum tutorial em português? Meu inglês Joel Santana não ajuda muito a entender os tutoriais gringos xD

E quanto ao b9, acha que devo usar ou não?
Link to comment
Share on other sites

[quote name='EdusacconBR']B9 procedural wings é bom, funciona até no far, eu usava mas ainda nao atualizou no ckan :l
já o b9 aerospace é op pacas[/QUOTE]
Também gosto muito do B9 Procedural Wings, inclusive estou usando ele na 1.0.5 e não percebi nada de estranho ate agora, estranho mesmo e no fórum oficial do B9 falar que e para a 1.0.2 e no kerbalstuff dizer que e para 1.0.4.

[COLOR=silver][SIZE=1]- - - Updated - - -[/SIZE][/COLOR]

[quote name='tetryds']@BRPrime: pior q agora to sem tempo pra fazer um tutorial, provas e tal, depois da semana q vem talvez.
Enquanto isso dê uma olhada na minha sig, dá pra traduzir com google tradutor.[/QUOTE]

Estou começando a entender e realmente é muito bom, já consigo saber em que momento o jato perde estabilidade, sustentação e etc. Só não achei ainda o que é CD e L/D, acredito que o Cl=Center of Lift e Cm=Center of mass certo?

[COLOR=#C0C0C0]- - - Updated - - -[/COLOR]
[COLOR=#C0C0C0]
[/COLOR]Já achei um tutorial muito bom, e com o que eu intendi dos gráficos o que estava acontecendo com os jatos do teste era realmente que o arrastro estava altos quando chegava a 70º. Apartir dos 40º a um grande aumento no arrastro. Edited by BRPrime
Link to comment
Share on other sites

@BRPrime:
Cd = Coeficiente de arrasto
Cl = Coeficiente de empuxo (lift)
Cm = Coeficiente de momento de guinada (erm, falando assim parece confuso)
L/D = empuxo/arrasto (quanto empuxo vc gera comparado com quanto arrasto)

O importante pra ser estável estaticamente é ter o seu Cm inclinado pra baixo, quanto maior a inclinação dele pra baixo, mais estável.
Quanto mais longe o seu "centro de lift" estiver pra trás, mais ele vai estar inclinado, basicamente.
Outras condições de estabilidade são as "stability derivatives", por enquanto só tente deixar tudo verde, e faça aviões que se pareçam com aviões comuns que vai dar tudo certo.
Evite fazer caças por enquanto, os caças na vida real tendem a ser instáveis, os sistemas de controle é que estabilizam eles, tente aviões convencionais (tanto que em muitos aviões quando o sistema de controle falha toda a tripulação tem que ejetar, o nighthawk é um exemplo de um avião assim, se o sistema der defeito todos tem que pular fora).
Mods de propellers tipo o KAX ajudam também, motor na frente move o centro de massa pra frente e aumenta a estabilidade, ficando mais fácil de desenvolver.

Acredito que o tutorial que vc encontrou seja horrível, por que eu nunca vi um tutorial decente de FAR sequer, a não ser que seja mais recente, pode mandar link do vídeo?

Edit: Ah e aquela técnica que eu ensino no vídeo de como fazer aviões vale aqui também, asa principal bem no centro de massa, depois adiciona estabilizadores horizontais e vc vai ser estável :)
Só precisa balancear a deflecção do profundor, aí tem na minha assinatura como eu falei antes. Edited by tetryds
Link to comment
Share on other sites

@[URL="http://forum.kerbalspaceprogram.com/members/51285-tetryds"][COLOR=green]tetryds[/COLOR][/URL][COLOR=#3E3E3E] [/COLOR]: Muito obrigado cara, esclareceu bastante. Vou passar a fazer aviões comuns para aprender mais sobre o FAR. Estava em uma luta para tentar diminuir o arrastro, o que não deu muito certo ( [URL]http://prntscr.com/94kis2[/URL] ).

E quanto ao tutorial que eu citei, na verdade e um texto desse mesmo fórum: [URL]http://forum.kerbalspaceprogram.com/entries/3538-How-to-Read-and-Use-FAR-Analysis-Screens[/URL] .

Ps: Deve ser divertido tentar construir um Nighthawk :D.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...